Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE RECURSOS ENERGÉTICOS FORA DA REDE- ESTUDO DE CASO DO DISTRITO DE GOVURO- LUIDO
Flugencio Alberto Punguane

Última alteração: 2023-08-04

Resumo


Autor: Flugencio Alberto Punguane

 

O Distrito de Govuro faz parte do grupo com potencialidades energéticas devido a ocorrência de poços de gás, contudo o paradoxo surge a medida em que boa parte das comunidades periféricas ainda carece de fornecimento da energia eléctrica. Uma das alternativas utilizada para atender esta demanda é a implantação de fontes renováveis como é o caso de sistemas híbridos, solar fotovoltaica e eólica.  O uso de sistemas híbridos está associado a intermitência e disponibilidade desses recursos em determinados períodos devido as incertezas envolvidas nas condições atmosféricas, como temperatura, presença das nuvens, poeira e humidade (WAN et al., 2015).

Esta pesquisa teve como objectivo principal propor um sistema hibrido de geração renovável constituído por uma fonte solar e eólica na localidade de Luido. Para concretização deste estudo, optou-se analise de diferentes bases dados disponibilizados pelo instituto nacional de estatística, atlas de energias, Funae, e NASA Surface meteorology and Solar Energ. Estes dados serviram como dados de entrada parcial para o software Homer.

Os resultados da avaliação de recursos mostraram em diferentes cenários que o sistema hibrido composto por painéis solares, geradores e baterias era a solução mais económica e tecnologicamente viável para atendimento da demanda de Luido, em relação aos outros sistemas como solar e eólica. O sistema hibrido painéis solares, geradores e baterias pode conter custos de eletricidade em cerca de 39%.

 

Palavras Chaves: fontes renováveis, solar, eólica, sistemas híbridos.