Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
DESEMPENHO DO PROGRAMA ALARGADO DE VACINAÇÃO NA IMUNIZAÇÃO DE RAPARIGAS CONTRA O CANCRO DO COLO DO ÚTERO NO MUNICÍPIO DE MAPUTO EM 2022
Magaia de Abreu Pedro Magaia de Abreu

Última alteração: 2023-08-08

Resumo


DESEMPENHO DO PROGRAMA ALARGADO DE VACINAÇÃO NA IMUNIZAÇÃO DE RAPARIGAS CONTRA O CANCRO DO COLO DO ÚTERO NO MUNICÍPIO DE MAPUTO EM 2022

Introdução

Com objectivo de reduzir a morbi-mortalidade pelo cancro do colo do útero, no dia 26 de Novembro de 2021, o Ministério da Saúde (MISAU), em colaboração com o Gabinete da Primeira Dama da República e parceiros, introduziu no calendário nacional de vacinação, a vacina contra o cancro do colo do útero, tendo como grupo alvo meninas com 9 anos de idade.

A vacina é administrada por via intramuscular, sendo 2 doses em intervalo de 6 meses e previne quatro tipos de vírus (variantes 8, 10,16 e 18), que causam mais de 70% dos casos de cancro do colo do útero. Nesta perspectiva, o Município de Maputo vem desenvolvendo várias acções de mobilização com vista ao alcance do grupo alvo estabelecido.

Palavras chaves: HPV, Raparigas, Vacinação

Objectivos: mostrar a adesão das raparigas a nova vacina contra o cancro do colo do útero.

Método:

Para a elaboração do presente resumo, usou-se como base, os relatórios do Programa Alargado de Vacinação e o Sistema de Informação em Saúde para Monitoria e Avaliação (SISMA) - 2019 a 2022.

Resultados:

Desempenho da imunização de raparigas contra o cancro do colo útero no Município de Maputo mostrou uma evolução positiva com um índice de cumprimento de 7.963 (69%) para 1ª dose e 4.813 (60%) de crianças completamente vacinadas ao longo do período de avaliação.

Conclusão:

De acordo com o desempenho pode-se concluir que ainda constitui desafio para o Município de Maputo alcançar o grupo alvo previsto para esta vacina. Sendo nova no calendário vacinal as acções de mobilização e sensibilização da população, com vista a tornar a informação sobre a vacina acessível as raparigas constituem prioridades no plano de Açcão do programa Alargado de Vacinação.