Última alteração: 2023-08-01
Resumo
XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023
“Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas”
Area Temática: Cultura, Sociedade, Educação e Informação
O PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO FORMAL DE PESSOAS SURDAS EM MOÇAMBIQUE
Samuel Chumane1 e Carla Maria Ataíde Maciel2
1Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique
2Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), Moçambique
RESUMO: Este trabalho é um recorte da Tese de Doutoramento, que visa reflectir sobre a utilização da língua de sinais de Moçambique (LSM) como meio de instrução e ponte para a aprendizagem da leitura e escrita da Língua Portuguesa. A nossa reflexão tem por base uma pesquisa qualitativa realizada na cidade de Maputo. Para a consecução desta pesquisa começamos por realizar uma análise documental de cunho interpretativo de documentos legais que regulam a educação de crianças surdas no mundo em geral e, em Moçambique, em particular. De seguida, efectuámos uma pesquisa de campo, na qual recolhemos dados a partir da observação de crianças surdas no contexto familiar e comunitário e realizamos entrevistas a pais/encarregados das referidas crianças. Os resultados da nossa pesquisa indicam que muitas crianças surdas ingressam na escola com competências linguísticas menos desenvolvidas na LSM do que em Português; não estão a beneficiar integralmente do direito à educação, educação inclusiva e à educação na sua língua materna (L1). Nessa base, apresentamos algumas propostas que poderão ajudar as entidades do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) a encontrar formas de melhorar o acesso a educação formal de crianças surdas na sua L1.
Palavras-chave: língua de sinais, educação formal, pessoa surda, bilinguismo, educação bilingue.
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Correspondência para: (correspondence to:)
1 Doutorado em Linguística pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Assistente Universitário na Faculdade de Educação da UEM. scchumanesamuel@gmail.com/ 84 622 9657; 87 508 2498
2 Doutorada em Estudos de Língua Inglesa pela Universidade de Illinois, E.U.A. Professora Associada na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes, UP, Maputo. carlamacielmoz@gmail.com
THE ROLE OF SIGN LANGUAGE IN DEAF CHILDREN FORMAL EDUCATION IN MOZAMBIQUE
ABSTRACT: This paper is an excerpt from the Doctoral Thesis, which aims to reflect on the use of Mozambican Sign Language (LSM) as a means of instruction and a bridge for learning to read and write in Portuguese. Our reflection is based on qualitative research conducted in the city of Maputo. To carry out this research we began by conducting a documentary analysis of an interpretative nature of legal documents that regulate deaf children education in the world in general, and in Mozambique in particular. Thereafter, we also conducted field research, in which we collected data from the observation of deaf children in the family and community context and conducted interviews with parents of the said children. The results of our research indicate that many deaf children enter school with language skills that are less developed in MSL than in Portuguese; they are not fully benefiting to the right to education, inclusive education, and education in their mother tongue (L1). On that basis, we present some proposals that may help entities of the Ministry of Education and Human Development (MINEDH) to find ways to improve deaf children formal education in their L1.
Keywords: sign language, formal education, deaf person, bilingualism, bilingual education.
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Correspondência para: (correspondence to:)
1 Doutorado em Linguística pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Assistente Universitário na Faculdade de Educação da UEM. scchumanesamuel@gmail.com/ 84 622 9657; 87 508 2498
2 Doutorada em Estudos de Língua Inglesa pela Universidade de Illinois, E.U.A. Professora Associada na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes, UP, Maputo. carlamacielmoz@gmail.com