Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO E O PADRÃO DE DESMATAMENTO NO DISTRITO DE PALMA USANDO O MOTOR GOOGLE EARTH ENGINE ENTRE 2000 A 2022.
Silva Rassul Moreira

Última alteração: 2023-08-08

Resumo


O desmatamento é uma das principais preocupações ambientais e causa das mudanças climáticas em todo o mundo, especialmente em regiões com rica biodiversidade e ecossistemas sensíveis. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a mudança da vegetação e o padrão de perda ao longo do tempo no distrito de Palma. No norte do país, ocorrem altas taxas de desmatamento devido à expansão das áreas agrícola, exploração madeireira, exploração mineira, urbanização e outras atividades humanas. Com o objetivo de fornecer as autoridades locais com ferramentas para dar melhores respostas as mudanças climáticas, e para mitigar o impacto e apoiar na tomada de decisão para o desenvolvimento sustentável e em como saber se um ecossistema está estressado ou foi perturbado? Quantificar mudanças e atribuir causalidade pode ser um desafio particularmente em ecossistemas e regiões que possuem grandes graus de variabilidade intra-anual. Diante disso surge uma ferramenta à disposição o Google Earth Engine, na qual permite analisar imagens de satélite de longo prazo e realizar análises temporais mais rápidas e eficientes para identificar áreas de desmatamento e os padrões de mudança ao longo do tempo. Neste trabalho, propomos um método totalmente automatizado para o monitoramento das anomalias na condição da vegetação (medidas em termos de EVI) utilizando a coleção de imagem ('MODIS/006/MOD13A1') e para o padrão de desmatamento ('UMD/hansen/global_forest_change_2022_v1_10') nos anos de 2000 a 2022. O procedimento explora a capacidade de processamento da plataforma Google Earth Engine (GEE). Os resultados mostram que no ano de 2000 o EVI variava de -0.0114 a 0.5337 e para 2022 o EVI variou de -0.0444 a 0.53812. Durante os 22 anos de monitoria da vegetação a anomalia acumulada variou de -3.7414 a 1.7464. Em termos do padrão do desmatamento o distrito apesenta uma tendência crescente para o período em analise.  O estudo de monitoramento da vegetação e padrão de desmatamento usando o Google Earth Engine proporcionou perceções valiosos sobre as mudanças na cobertura vegetal ao longo do tempo. Essas informações podem contribuir para a implementação de medidas de conservação e gestão ambiental mais eficazes, visando a preservação dos ecossistemas e a promoção da sustentabilidade ena redução dos efeitos das mudanças climáticas.