Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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CURRICULO LOCAL, UMA OPORTUNIDADE PARA ABORDAGEM DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ENSINO BÁSICO EM MOÇAMBIQUE
Sérgio Alexandre ErNESTO

Última alteração: 2023-07-24

Resumo


CURRICULO LOCAL, UMA OPORTUNIDADE PARA ABORDAGEM DAS  MUDANÇAS CLIMÁTICAS  NO ENSINO BÁSICO EM MOÇAMBIQUE

 

Sérgio Ernesto[1], Cláudia Faria[2], João Baptista[3], Luis Goulão[4]

 

Resumo

 

A reforma do currículo básico culminou com a introdução em 2004 pelo Ministério de Educação da componente do Currículo Local que integra aspetos de cultura e saber autóctones locais, que permite a ligação entre Escola-Comunidade. Está componente busca o resgate dos aspetos da vida quotidiana, cultura local e partilha pelos sujeitos nas suas relações vitais através de prática escolar. O presente artigo teve como objetivo avaliar a implementação do currículo local no ensino básico ora concebido pelo Ministério da Educação em Moçambique e aferir a possibilidade de incorporar o contexto de Educação para a Sustentabilidade, voltada para o problema global das mudanças climáticas. Para o efeito, foi analisado o programa curricular do ensino básico e aferido o plano de implementação e execução do currículo local em três Escolas. O resultado mostrou fraca ou quase inexistente implementação do preconizado para currículo local na área de estudo, por vários factores de ordem política, económica e social. Com esta realidade, abre-se o espaço para nova abordagem do Currículo Local que seja conectada uma nova visão designada de  Educação para a Sustentabilidade, assente numa edução prática, inovadora, integrada e contextualizada sobre os conhecimentos locais para cuidar o presente e o futuro do planeta, isto é, uma componente  de ensino voltada para relação entre  educação, cultura, hábitos,  adaptação e resiliência as mudanças climáticas para o contexto de Moçambique.

Palavras-chave: Currículo Local, Ensino básico, Educação para a Sustentabilidade, Mudanças climáticas.


[1] Sérgio Ernesto (MSc)-Investigador, Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Licungo, Moçambique

[2] Cláudia Faria (PhD)-Investigadora, Instituto de Educação,Universidade  de Lisboa, Portugal

[3] João Baptista (PhD)-Investigador, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Portugal

[4] Luis Goulão (PhD)-Investigador, Instituto de Agronomia, Universidade de Lisboa