Última alteração: 2023-08-01
Resumo
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Dispositivos Móveis, Laboratórios de Física, Aprendizagem Imersiva.
Eixo Temático: Engenharia e Inovação Tecnológica
A falta de laboratórios de física bem equipados nas escolas públicas em Moçambique limita a capacidade dos alunos de vivenciarem experiências práticas e de compreenderem conceitos complexos da disciplina. Essa limitação pode resultar em uma compreensão superficial dos princípios físicos e falta de motivação dos alunos em relação ao assunto.
De forma geral, o objetivo deste aplicativo é fornecer uma alternativa aos laboratórios físicos, permitindo que os alunos tenham acesso a experiências práticas de física por meio da realidade aumentada. Isso inclui fornecer experiências práticas virtuais, visualização intuitiva de fenômenos complexos, customização de experimentos, coleta de dados e análise, aprendizagem autônoma e flexibilidade, além de apoio ao currículo escolar.
A metodologia envolve o desenvolvimento de um aplicativo de laboratórios de física utilizando a tecnologia de realidade aumentada. Serão criados modelos 3D e animações que representam fenômenos físicos complexos. Os usuários poderão interagir com esses modelos e ajustar parâmetros para realizar experimentos virtuais, oferecendo recursos de análise em tempo real.
Com base nos resultados, pode-se concluir que o uso da realidade aumentada em laboratórios de física oferece uma abordagem inovadora e eficaz para a aprendizagem imersiva. O aplicativo proporciona uma experiência prática semelhante aos laboratórios tradicionais, mas com a vantagem de permitir a visualização em 3D, a interação, a manipulação de objetos virtuais e a viabilidade econômica para a sua aplicação nas escolas.
Este aplicativo tem a capacidade de proporcionar uma compreensão mais profunda dos princípios físicos e fornecer acesso universal a experiências práticas de física. Essa abordagem tem o potencial de transformar o ensino e aprendizado da física, preparando melhor os estudantes para os desafios científicos e tecnológicos do futuro.