Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS SOBRE OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ENTRE ADOLESCENTES ESTUDANTES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DO NOROESTE-1: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO.
Jorge Da Costa Jorge Da Costa Jorge

Última alteração: 2023-08-04

Resumo


Autores:* VICTÓRIA  KHÁLAU PEIXOTO1, FERNANDO MITANO2

Resumo

A gravidez na adolescência ocorre principalmente pela não utilização dos métodos contraceptivos ou pela sua utilização inadequada. Objectivo: avaliar o conhecimento, atitudes e práticas sobre os métodos contraceptivos, entre adolescentes estudantes da Escola Secundária do Noroeste-1. Métodos: este estudo usou o método qualitativo, baseado na perspectiva fenomenológica. Participaram no estudo 76 adolescentes estudantes (45 raparigas e 31 rapazes) com idades compreendidas entre os 15 e 19 anos, após o seu consentimento livre e esclarecido. A entrevista semi-estruturada foi o instrumento usado para o processo de recolha de dados, o processo de amostragem foi por saturação teórica. Resultados: Os adolescentes conhecem alguns métodos contraceptivos, mas trata-se de um conhecimento limitado. O preservativo masculino é o método mais conhecido, seguido da pílula; já os demais mostraram-se pouco conhecidos. As raparigas demonstraram possuir um nível de conhecimento elevado em relação aos rapazes. As fontes de informação sobre os métodos foram escolas, revistas, televisão, rádio, internet, amigos, pais, associações estudantis e juvenis, hospitais, igrejas. Os adolescentes demonstraram possuir atitudes negativas e práticas contraceptivas incorrectas. Conclusão: os resultados obtidos neste estudo mostram que é necessário melhorar a qualidade da informação sobre os métodos contraceptivos, o que se espera que tenha um impacto positivo na saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. A promoção de saúde sexual e reprodutiva e dos métodos contraceptivos de forma particular nas escolas poderá desempenhar um papel relevante na prevenção de comportamentos de risco.

Palavras-chave: Métodos contraceptivos, conhecimento, comportamento sexual, adolescentes, estudantes.