Última alteração: 2023-07-29
Resumo
Percílio Manjate ¹, Alberto Chivaca ¹, Domingos Diogo¹ ², Awa Carimo ¹ ², Neusa Jessen ¹ ²
¹ Hospital Central de Maputo
² Universidade Eduardo Mondlane
Correspondência do autor: manjatepercilio@gmail.com
Introdução:
O Acidente Vascular Cerebral Isquémico (AVCI) agudo, é uma complicação extracardíaca frequente e grave da Endocardite Infeciosa (EI). A doença reumática é um factor de risco comum em África.
Objectivo: Descrever o caso clínico de uma paciente que se apresentou com um AVCI de etiologia infeciosa, causado por embolia séptica como complicação de EI em válvula mitral com lesão reumática.
Descrição do caso:
Paciente feminina de 18 anos de idade, negra, sem antecedentes médicos conhecidos relevantes, que foi admitida com história de início cinco dias antes com hemiparesia súbita a direita. Apresentava-se prostrada, febril, hipocorada e estável hemodinâmicamente. Auscultava – se sopro mitral e ao exame neurológico apresentava-se consciente, porém letárgica, com hemiparesia a direita levando a dificuldade na marcha, disartria, sem sinais meníngeos.
Resultados: Apresentava leucocitose de 14000, com neutrofilia de 11000 e anemia (Hgb = 8,2 g/dl). Serologia negativa para HIV, hematozoário e hemoculturas negativas por duas ocasiões. A ecografia cardíaca revelou válvula mitral espessada com vegetação anexa ao folheto posterior e insuficiência mitral severa. Tomografia crânio encefálica com imagem sugestiva de AVCI embólico. Foi feita a antibioticoterapia e posteriormente submetida a cirurgia de substituição da válvula mitral por prótese mecânica com evolução satisfatória. Teve alta com indicação de seguimento ambulatorial.
Conclusões: O evento cérebro vascular em paciente jovem deve chamar-nos atenção para a hipótese do tromboembolismo arterial. A apresentação clínica, os achados ecocardiográficos e a tomografia computarizada do crânio são fundamentais para o diagnóstico.
Palavras-Chave: Endocardite Infecciosa, Cardiopatia Reumática, Acidente Vascular Cerebral.