Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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O ENSINO BILINGUE: POLÍTICAS, PRÁTICAS E TENDÊNCIAS LINGUÍSTICAS EDUCATIVAS
Silva Constantino

Última alteração: 2023-07-27

Resumo


A

análise de políticas linguísticas educativas é um esforço de compreensão que busca descrever ou explicar a acção do Governo em relação ao sector de Educação, examinando causas e consequências para entender e interpretar o processo político na Educação. O presente estudo sobre o Ensino Bilingue, pretende explicar o processo de implementação da política linguística de Ensino Bilingue nas escolas primárias, através da descrição e interpretação de políticas e práticas. Desta forma, o trabalho pretende juntamente com outros estudos contribuir para o campo de análise das políticas públicas educativas em Moçambique, por entender que pouca atenção tem sido dada nessa área, onde a política educativa é uma expressão que visa definir uma situação específica da política em geral. Esta pesquisa surge na medida em que são várias dificuldades e duvidas na implementação desta inovação nas escolas, contrariando o escrito no Plano Curricular do Ensino Básico, dai há necessidade de questionarmos como esta sendo implementado o Ensino Bilingue nas escolas primárias? Como metodologia, constituem elementos fundamentais do trabalho, as obras bibliográficas que foram a base teórica e possibilitaram a leitura (recolha) dos dados, sendo que o método bibliográfico norteou o estudo, ao mesmo tempo, analisamos os instrumentos legais desse tipo de ensino, realizamos a observação directa das aulas do Ensino Bilingue e conversamos com as comunidades. Como resultado da pesquisa, constatamos a falta de professores formados em matérias de Ensino Bilingue e pouco domínio da sua própria língua materna (casos de professores nascidos nas cidades e colocados nas escolas rurais); outra questão e bastante importante é a rejeição do Ensino Bilingue pelos pais e encarregados de educação onde afirmam não concordarem que os seus filhos estejam a aprender a língua materna na escola, visto que eles podem ou podiam ensinar a língua materna em casa, se levam as crianças à escola o objectivo é de aprender uma nova língua que é o português.

Palavras-chave: Ensino Bilingue, implementação, políticas e práticas educativas