Última alteração: 2023-08-01
Resumo
AL GUISSEVE 1,2; MA HENRIQUES3; VP MUIUANE1,2; T GASOLINA2; R BASTOS1,3; P CABELLO4; R MANUEL 1,3;FC FERNANDES 1,2
1Faculdade de Medicina - UEM; 2Serviço de Anatomia Patológica - HCM; 3Serviço de Dermatologia - HCM, 4Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)- Brasil
INTRODUÇÃO: O Sarcoma de Kaposi (SK) é um tumor vascular maligno de baixo grau associado ao Herpes Vírus Humano tipo 8 (HHV-8), com evolução clínica variável, apresentando-se frequentemente na pele. A incidência está aumentada em indivíduos HIV-positivos. O HIV tem mudado a forma de apresentação do SK, tornando-o numa doença agressiva, mudança de apresentação histológica e progressão rápida.
OBJECTIVOS: Descrever as características clínico-patológicas e de expressão do HHV-8 nos pacientes com SK atendidos no Serviço de Dermatologia do Hospital Central de Maputo (SD-HCM).
METODOLOGIA: Estudo prospectivo, que incluiu consecutivamente 115 pacientes com lesões suspeitas de SK no SD-HCM, entre 2011-2012, confirmadas histologicamente no Serviço de Anatomia Patológica. A expressão do HHV-8 tecidular foi avaliada por imunohistoquímica. Foi feita avaliação serológica do HIV, sua carga viral e linfócitos TCD4+ usando-se o algoritmo nacional.
RESULTADOS: Cerca de 95% dos doentes com SK eram HIV-positivos, sem tratamento antirretroviral (80.7%), com estado de imunodeficiência caracterizada pela diminuição de células TCD4+ (mediana - 284.5 células/mm3) e aumento da carga viral do HIV (mediana - 7741.73cópias /ml). Os membros inferiores foram a localização mais frequente (91,3%) e em 63,3% dos casos observou-se doença disseminada. A maioria das lesões apresentou-se na fase de placa (48.7%). A expressão de HHV-8 nestas lesões foi maior nos estádios tumorais (nódulo). Observou-se maior expressão de HHV-8 em doentes com menores níveis de linfócitos TCD4+ (P=0.0602). A agressividade clínica associou-se ao maior tempo de aparecimento das lesões (p=0.028) e à menor expressão de HHV-8 (p=0.012).
CONCLUSÃO: O SK está fortemente associado à presença de HHV-8 nos tecidos e a sua expressão associa-se ao tipo histológico. Uma pequena quantidade de HHV-8 no tecido, pode ser suficiente para fazer com que o SK tome características agressivas em indivíduos co-infectados por HIV.
Palavras-chave: Sarcoma de Kaposi; imunohistoquímica; HIV; HHV-8;