Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
TENDÊNCIA DA TUBERCULOSE E O VÍRUS DA IMUNODÊNCIA HUMANA EM MOÇAMBIQUE, DURANTE O PERIODO 2010-2014
Amelia Amelia Francisco

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Introdução: A tuberculose (TB) é um problema de saúde pública, constituindo a terceira causa de mortalidade sendo ainda mais agavada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) que é responsável pelo aumento da incidência, prevalência e mortalidade em pacientes com TB. Porém em Moçambique o sistema de notificação ainda encontra-se fragilizado havendo casos de subnotificação e registo deficiente da informação.

Objectivo: analisar tendência dos casos da co-infecção TB/HIV, em Moçambique no período 2010-2014.

Metodologia: Análise descritiva transversal, apartir dos dados do Programa Nacional de Controlo a Tuberculose (PNCT), referentes aos casos de TB-HIV, os resultados foram apresentados em tabelas e gráficos, usando o pacote estatístico Microsoft Excel, 2016

Resultados: Durante o periodo em análise, foi verificado que mais casos de TB e TB/HIV foram reportados maioritariamente na zona sul com 104,737 e 100,074, e destes casos Maputo cidade é que mais reportou com cerca de 35188 e 21689. Houve um aumento de casos de TB e TB/HIV durante os anos 2010-2014, sendo o ano 2014 com o maior aumento.

Conclusões e Recomendações: Apesar do aumento de casos reportados de TB estes encontram-se abaixo das metas recomendadas pela OMS. Assim, recomenda-se melhoria do sistema de registo de informação por forma a prevenir a subnotificação, superestimação, melhoria das actividades colaborativas de modo a prevenir novos casos de mortalidade e morbilidade por TB/HIV.

 

Palavras chave: TB  e TB/HV