Última alteração: 2018-08-16
Resumo
O trabalho objectivou realizar o levantamento pedológico da Bacia Hidrográfica do Rio Maue no Distrito de Angónia em Moçambique, numa área de 4.592,56 ha de cobertura. Os procedimentos metodológicos aplicados consistiram no uso de técnicas de geoprocessamento (ARCMap10.3 e Sensoriemento remoto), levantamento de solos em campo, sua descrição morfológica e análises físico-químicas para fins de fertilidade agrícola. De posse dos resultados analíticos, os solos foram classificados à luz da FAO-WRB (2014), identificando-se, assim, 10 classes: Vertisol Gleic Eutric; Plinthosol Pisolithic Eutic; Acrisol Eutric Sodic; Cambisol Eutric Haplic1; Ferralsol Sodic Yellow; Gleysol Eutric Haplic; Solonetz Eutric Duric; Cambisol Eutric Haplic2; Solonetz Sodic Eutric; e Ferralsol Yellow-Red Eutric. Os resultados da pesquisa evidenciam que 20% (918.51 ha) dos solos da bacia são de elevada fertilidade natural (eutróficos), correspondendo à classes de Ferralsol Yellow-Red Eutric e Cambisol Eutric Haplic1. Por sua vez, 80% (3674.05 ha) dos solos, apesar de eutróficos, possuem baixa fertilidade natural, pois, apresentam-se com elevada sodicidade, representando, portanto, limitação química ao desenvolvimento das culturas. Fisicamente, os solos se apresentam com restrições (coesão, adensamento, cimentação e endopedregosidade) para as classes de Cambisols e Solonetz. A forma de exploração dos solos em Maue ameaça sua conservação a médio e longo prazo, em virtude de sua elevada sodicidade resultante do uso de fertilizantes químicos por parte da população, o que catalizará a degradação ambiental e, a consequente ruptura no equilíbrio dos agroecossistemas. Visando reduzir a sodicidade dos solos é crucial adoptar drenagem eficiente, uso de correctivos (calcário, enxofre, ácido sulfúrico, sulfato de ferro ou cloreto de cálcio), incorporar matéria orgânica no solo (esterco bovino), potenciar a utilização de plantas fitorremediadoras a exemplo de erva sal (Atiplex numulária) e algaroba (Prospis juliflora), e ministrar educação ambiental com vista a sensibilizar as comunidades sobre os riscos que pairam do uso de fertilizantes químicos no ambiente.
Palavras-chave: Solos. Mapeamento. Planeamento de uso de terras. Agricultura.