Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
DETECÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS TOXICOGÉNICOS EM AMENDOIM (ARACHIS HYPOGAEA)
Jaime Machado Parruque

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Introdução: Devido a sua riqueza nutricional e ao fácil acesso, o amendoim e muito apreciado e consumido de diversas formas por populações de todo o mundo. A sua produção vem sendo incrementada de modo a satisfazer a demana, porém, nem sempre as medidas adequadas de produção, transporte e conservação são tomadas em consideração. Nos últimos anos tem-se demonstrado a presença de fungos filamentosos e leveduras, alguns deles potencialmente toxicogénicos, em diferentes alimentos, incluindo o amendoim.

Objectivo: detectar e identicar os fungos toxicogénicos presentes no amendoim comercializado em mercados municipais e supermercados da cidade de Maputo.

Métodos: As análises foram realizadas em amendoim inteiro e pilado, de cada mercado e supermercado do estudo, num total de 20 amostras colhidas, com o plaqueamento das amostras em meio de cultura sólido, Agar Dextrose, numa estufa a 25ºC de temperatura, durante 5 dias.

Resultados e Conclusão: Com base nas formas de crescimento a nas características macro e microscópicas, foram identificados 3 géneros de fungos toxicogénicos, Aspergillus, Fusarium e Penicillium, e dois não toxicogénicos, Rhizopus e leveduras. A um nível de significância de 5%, o teste estatístico Mann-Whitney aplicado para efeitos de comparações, concluiu a não existência de diferenças significativas na frequência de fungos toxicogénicos entre as amostras de amendoim inteiro e pilado e entre os mercados municipais e supermercados.

Palavras-chave: Amendoim, fungos toxicogénicos, características macroscópicas e microscópicas.