Última alteração: 2018-08-29
Resumo
Como resultado da globalização, a sociedade é caracterizada por inúmeras mudanças no seu quotidiano. Uma das consequências deste fenómeno é verificada ao nível dos consumidores do desporto que fazem-se às instalações desportivas. A pertinência deste facto, prende-se por evidenciar o crónico dilema de incorrespodência entre a procura e a oferta. Tomando esse enunciado como problema de gestão desportiva, surgiu a necessidade de se reflectir na qualidade dos serviços prestados nas instalações desportivas, nomeadamente, parâmetros internacionais de qualidade e promoção de satisfação e conforto aos utentes da instalação. Neste sentido, a partir de uma revisão da literatura, usando uma abordagem qualitativa, e métodos de observação e aplicação de questionário aos utentes dos recintos desportivos, avaliou-se um conjunto de parâmetros de qualidade e conforto desportivo nas instalações desportivas. Este procedimento que se baseou na perspectiva dos utentes das instalações desportivas na cidade de Maputo, do estudo constatou-se que 90% da amostra, afirmam que os consumidores desportivos que se deslocam às instalações desportivas se interessam com as condições de conforto dos palcos desportivos, não obstante este ser um aspecto ignorado por alguns gestores e agentes desportivos. contudo conclui-se que o proprietário da instalação em estudo não se preocupa pelo conforto para os utentes das suas instalações, pois prioriza outras actividades pontuais na gestão diária do clube, tanto que mesmo a manutenção que tem sido feita é correctiva, ao invés da preventiva. Assim, revelou-se importante a aplicação de um sistema de gestão de qualidade nas instalações desportivas. O mesmo deverá, orientar-se pela oferta de serviços complementares.
Palavras-chave: Instalações Desportivas; Qualidade; Conforto e Prestação de Serviços.
[1] Licenciado em Ciências do Desporto pela Escola Superior de Ciências do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane e, actualmente docente na mesma unidade.