Última alteração: 2018-08-16
Resumo
Introdução: A Moringa oleífera é uma espécie perene, família moringaceae de origem indiana, que vem sendo cultivada em quase todo o mundo pois, apresenta baixo custo de produção. O interesse pelo cultivo da Moringa principalmente na África onde quase tudo desta planta é aproveitado para fins diversos tem aumentado significativamente e o clima de muitos países incluindo Moçambique favorece o seu crescimento. A sua farinha tem sido utilizada como fonte de alimentação alternativa no combate a desnutrição especialmente para crianças, contudo, as vagens frescas desta planta foram neste trabalho utilizadas para a produção da farinha, rica em nutrientes (proteínas, minerais, gordura e fibras) e posterior aplicação desta na produção de bolachas nutricionalmente fortificadas, e com adição do amido da mandioca também produzido durante o desenvolvimento experimental da pesquisa.
Objectivo: avaliar o efeito (características físico-químicada e sensoriais) da adição da farinha de vagens de moringa nas bolachas à base de trigo e amido da mandioca.
Metodos: Para o efeito foram assumidas e produzidas 4 formulações de bolachas, onde cada corresponde à composição em massa da farinha de vagens de moringa de 0%, 10%, 20% e 30%, respectivamente.
Resultados: Verificou-se uma melhoria na qualidade nutricional das bolachas, com adição da farinha em estudo, pois parâmetros como teores de cinzas (1.10-1.84%), gordura (18.35-20.95%), Brix (26.69-29.98), tenderam a aumentar com a adição da farinha das vagens, excepto a humidade (3.65-3.39%) e actividade de água (0.48-0.36).Os parâmetros determinantes da estabilidade microbiológica do produto reduziram com o aumento da farinha das vagens.
Conclusões:Resultados preliminares mostram que a moringa oleífera pode ser considerada uma boa fonte de nutrientes, sendo uma alternativa de suplemento em preparações alimentícias a serem utilizadas pelo Homem.
Palavras-chave: Moringa oleífera, bolachas, qualidade nutricional.