Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
DETERMINAÇÃO DA FREQUÊNCIA DOS EXAMES HEMATOLÓGICOS NO LABORATÓRIO DE ANALISES CLÍNICAS DO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO
Jaime Machado Parruque

Última alteração: 2018-08-13

Resumo


O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Central de Maputo, é constituído por vários sectores de actividade dentre eles o de hematologia, onde são executados deversos exames como o hemograma, velocidade de sedimentação, testes de diagnóstico rápido de malária, medição de fibrinogénio, falciformização, electroforese de hemoglobina e pesquisa de plasmódio ou gota espessa, tanto para pacientes internados (serviço de enfermarias) como para pacientes das consultas externas (serviço ambulatório).

O presente trabalho teve como objectivo determinar a frequência dos exames hematológicos mais solicitados no LAB do HCM.

As amostras de sangue dos pacientes foram colhidas na sala de procedimentos manuais. Todas as amostras foram submetidas às diferentes análises de acordo com o pedido do solicitante, segundo os procedimentos descritos nos POP´s disponíveis no laboratório.

Dos 30899 pedidos recebidos, 11441 eram provenientes do serviço de enfermarias e 19458 do serviço ambulatório. Dos seis principais exames executados no laboratório, o exame mais solicitado foi o hemograma com 55.71%, e a velocidade de sedimentação com 29.71%.

O serviço de atençao ao doente em ambulatório apresenotu maior número de solicitações por se tratar de um serviço de consulta externa, havendo mais pacientes a fazer acompanhamento do tratamento de doenças crónicas, infecciosas, condições de anemias e hemoglobinopatias ou pré-operatório. Por outro lado, a Velocidade de Sedimentação não só avalia um processo inflamatório e/ou infeccioso, mas também serve como bom prognóstico a terapêutica apesar da sua baixa sensibilidade e especificidade.

 

Palavras-chave: Frequência, exames hematológicos, laboratório de análises clínicas