Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS NA INFÂNCIA COMO FORMA DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE DE GÉNERO E MITIGAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA BASEADA NO GÉNERO
Isália Gabriel Licença Mate

Última alteração: 2018-08-15

Resumo


I. G. L. Mate

Introdução: A promoção da igualdade/equidade de género tem sido advocada a nível mundial como forma de eliminar as desigualdades de género (Banco Mundial, 2012). Tais desigualdades  têm sido igualmente apontadas como subjacentes à violência doméstica (Brás, 2010). No mesmo contexto, a promoção da igualdade/equidade de género na infância é percebida por Mate (2016) como uma das formas  de mitigação  do fenómeno da violência doméstica. Esta  percepção é corroborada por outros autores, tais   como Rossini (1997),  Cardona (2015),  Marchão e Bento (2012), Prates (2014), e Marchão (2016 ). Segundo Mate (2016), essa violência é, grosso modo, atribuída a preconceitos e crenças de superioridade/inferioridade (desigualdades), baseadas em construções socioculturais sobre o género,  adquiridas pela criança ao longo da sua primeira socialização, na família, e que se manifestam durante a adolescência e na fase adulta. Objectivo: Estudo a ser conduzido na cidade de Maputo, procurá avaliar as práticas educativas parentais na infância, e identificar aquelas que possam promover  a igualdade/equidade de género e mitigação da violência doméstica baseada no género.  Metodologia: O estudo será de natureza qualitativa e exploratória, do tipo fenomenológico, por  constituir uma metodologia que permite explorar em profundidade  informação  recolhida dos informantes em seus contextos naturais,  propiciando  uma compreensão clara do fenómeno sob análise. Resultados: Espera-se uma  descrição  das Práticas Educativas Parentais na infância prevalecentes em Maputo, bem como a  identificação daquelas que possuem o potencial  de promover  a igualdade/equidade de género e a mitigação da violência doméstica baseada no género. Conclusão: Com as  constatações  do estudo, espera-se poder concluir da existência de e explanar sobre   determinadas  Práticas Educativas Parentais na infância que podem promover a igualdade/equidade de género e mitigar  a violência doméstica baseada no género.

Palavras Chave: Infância, Práticas educativas, Igualdade, Género, Violência doméstica