Última alteração: 2018-08-15
Resumo
A pesquisa procura identificar as concepções dos estudantes sobre alguns conteúdos do movimento curvilíneo, em particular o conceito de aceleração tangencial. A pesquisa foi realizada envolvendo cento e quarenta e oito (148) estudantes de três turmas dos cursos de licenciatura em (Engenharia Agronómica, Engenharia Florestal e Agro-economia e Extensão Agrária) do 1° ano da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF), dos quais cinquenta e três (53) eram mulheres. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi um teste administrado aos estudantes, constituído por questões abertas, por meio do qual os estudantes se debruçaram de exercícios práticos que abordam conceitos da álgebra, cinemática e leis de movimento, por onde através desses exercícios houve a necessidade de se fazer a distinção das componentes linear, normal e tangencial da aceleração. Os resultados da pesquisa mostraram que os conhecimentos prévios dos estudantes sobre estes conceitos apresentam-se carregados de equívocos no que tem a ver com as ferramentas matemáticas para o tratamento dos conceitos ligados à aceleração normal e à aceleração tangencial, requerendo dos facilitadores da aprendizagem, uma atenção redobrada durante o processo de ensino e aprendizagem da matéria relacionada com estes conteúdos.