Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE MODELO CURRICULAR DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DO DESPORTO
ilidio jorge roberto silva

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


 

PROPOSTA DE MODELO CURRICULAR  DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DO DESPORTO

Silva, I.; Puig, R.; Moisés, L.

No contexto actual a educação superior deve estar embasada inclusa no modelo da Universidade Moderna, humanista, científica, tecnológica, innovadora, e integrada na sociedade bem como profundamente comprometida com o desenvolvimento sustentável podendo, deste modo, assegurar que o formando possua qualidades pessoais, culturais e habilidades que o permitam obter um desempenho com responsabilidade social e que propicie uma educação para toda a vida.

O presente documento pretende ser uma proposta de Modelo Curricular consubstanciada em um conjunto de políticas visando o aperfeiçoamento do processo de formação contínua dos profissionais das Ciências do Desporto.

Com a implementação do curriculum proposto o formando deverá desenvolver competências de autonomia cognitiva, de criatividade e criticidade? referentes ao conhecimento e actuação profissional, visando o alcance de um conhecimento diversificado das várias práticas desportivas, nas suas vertentes técnicas, tácticas, físicas, psicológicas e de quadro competitivo formal, assim como na promoção da saúde, bem-estar e melhoria da qualidade de vida das populações. Por outro lado, o formando deverá estar capacitado ao exercício de uma actividade de carácter profissional, relacionada com a gestão, dinamização e animação de actividades físicas e desportivas, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades concretas do perfil definido para o 1 ˚ ciclo de estudos.

Tomamos como pressupostos metodológicos para o desenho do curriculum as seguintes premissas fundamentais : curso de graduação de perfil amplo; preparação para o emprego; e pós-graduação.

Nesta perspectiva, a formação contínua considera-se como um processo de formação e desenvolvimento profissional, no qual a integração entre a universidade e o mercado de trabalho desempenha um papel fundamental e, os estudantes e profissionais assumem um papel preponderante neste processo.

 

Palavras-chave: Ciências do Desporto; Modelo Curriculum; Formação Integral.