Última alteração: 2018-08-16
Resumo
O estudo aborda a realidade vivenciada pelos estudantes estagiários da Universidade Pedagógica – Delegação de Montepuez. É de cunho qualitativo-descritivo desenvolvido no contexto de pesquisa, com o objectivo de analisar as formas de supervisão feitas pelos docentes acompanhantes nas Escolas Secundárias moçambicanas. A pesquisa envolveu um grupo de 40 Estudantes do 4º Ano de ambos sexos. A colecta de dados baseou-se em técnicas de questionários e observação. A prática pedagógica assume a finalidade de integrar o processo de formação do estudante, futuro profissional, de modo a considerar o campo de actuação como objecto de análise, de investigação e de interpretação crítica. Por isso, analisou-se o acompanhamento dos docentes nesta actividade. A pesquisa decorreu durante o primeiro trimestre de 2018. A análise e discussão dos resultados tiveram como suporte a análise do conteúdo. As sensibilidades dos estudantes concernentes ao conteúdo, permitiram a compreensão que os docentes indicados apresentam um fraco acompanhamento, o que dificulta a integração dos estagiários na prática profissional; os docentes confrontados, os resultados sugeriram ainda para a necessidade de um manual guião de supervisão dos estudantes estagiários.
Palavras-chave: Estudantes Estagiários; Supervisão; Integração Profissional.