Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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Artes Plásticas e Meio Ambiente, como uma ferramenta de ensino, aprendizagem e autoestima nas escolas, na casa de passagem e no Creio, ambos no Município de Guanambi-BA
de Souza Xavier Xavier

Última alteração: 2018-06-27

Resumo



Autores:

Adriano Xavier de Souza

Ruth Azevedo Borges

Jéssica da Silva Santos

Cristina da Silva Gonzaga

Queila Batista Muniz de Azevedo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus – Guanambi

E-mails: adrianoxs1@gmail.com; ruth.borges16@gmail.com ; crisbragamts@gmail.com; queilabm.yen@hotmail.com

Resumo:
O projeto versa sobre a inter-relação transversalizada entre educação, artes plásticas e meio ambientes. Apresenta a Arte como ferramenta pedagógica inerente ao processo de ensino-aprendizagem, a ser desenvolvido junto aos estudantes e professores do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Ercínia Montenegro Cerqueira, Casa de Passagem e no Creio do município de Guanambi-BA; tendo como epicentro uma proposta metodológica que permite a integração da comunidade, a partir de oficinas, exposições, atos de coleta seletiva e implantação da horta escolar, integrando significativa e ludicamente temáticas da educação ambiental, materializadas através da arte construída pelos envolvidos no decurso do projeto. Neste sentido, o olhar do extensionista na condição de artista plástico e pintor, aliado à experiência dos demais envolvidos com a área de educação, foram fundamentais na elaboração deste projeto de caráter transdisciplinar que integra educação, arte e preservação do meio ambiente. Na comunidade, é perceptível a validade social do intento, uma vez que não há coleta seletiva do lixo e não existe na instituição um projeto especificamente organizado para este fim. Assim, fomentar a cultura de valorização e disseminação das artes plásticas, aliadas à ideia de educação ambiental, torna-se um dos objetivos que além de cumprir o princípio da transversalidade mobilizando eixos temáticos como saúde, controle do Aedes aegypti - mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, ainda servirá de propulsor de ações comunitárias que agregará vários componentes de formação cidadã, expressa na ação do fazer coletivo.

Palavras-chaves: Educação; Artes; Meio Ambiente.