Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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EDUCAÇÃO PARA CULTURA DE PAZ NO ENSINO DE FILOSOFIA EM MOÇAMBIQUE: REFLEXÃO ÉTICA EM EDGAR MORIN
Domingos Beula Fortunato

Última alteração: 2025-07-18

Resumo


 

Introdução

Esta comunicação propõe uma reflexão sobre o papel do ensino da Filosofia no fortalecimento de uma cultura de paz em Moçambique, tendo como base a ética do género humano desenvolvida por Edgar Morin. A cultura de paz é um conceito em evolução promovida pela UNESCO desde 1992 como alternativa à cultura belicista, visa fomentar o respeito pela diversidade cultural, o diálogo e a não-violência nas relações entre indivíduos, grupos sociais, Estados e com o meio ambiente.

Contextualização

Diante dos desafios sociopolíticos moçambicanos, a Filosofia, se orientada por uma abordagem ético-pedagógica, pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos conscientes, críticos e solidários. O ensino da cultura de paz deve ser parte integrante do currículo de Filosofia ao nível médio, não apenas como conteúdo, mas como prática educativa transformadora. Tal proposta levanta a questão: será a promoção da cultura de paz uma utopia inalcançável ou um ideal educativo viável?

Objectivos

O objetivo do estudo é analisar como a educação para a cultura de paz está integrada no programa de Filosofia em Moçambique, articulando-a com a proposta de ética do género humano de Morin — que valoriza o ser humano em sua complexidade, promovendo a solidariedade, a compreensão mútua e o sentido de pertença a uma mesma espécie.

Metodologia

A análise fundamenta-se em documentos curriculares nacionais e nas obras de Edgar Morin, resvalando assim para uma construção teórico-epistemológica.

Resultados

A educação é entendida como um processo de personalização e realização ética, em que o dever moral edificado por ela  deve ser acompanhado da possibilidade concreta de um agir transformador.

Conclusões

Assim, recorre-se a Morin para propor um paradigma educativo que fundamente a construção de sociedades pacíficas e éticas, centradas num “existir consciente”, onde a escola desempenha um papel essencial como espaço de transformação social e humana.

 

Palavras- chave: Educação, Cultura de Paz , Ensino de Filosofia,  ética