Última alteração: 2025-07-04
Resumo
Contextualização: As redes sociais digitais tomaram uma relevância jamais vista na última década com multiplicação de plataformas, formatos de comunicação (textos, fotos, reels, etc.) e passaram também a ser um importante espaço de debate público e imposições de tendências, sejam políticas, da moda, etc. Tal influência implica, por conseguinte, na percepção de beleza e bem-estar, entre outros valores.
Objectivo: O artigo tem como objectivo fundamental mensurar o grau de relevância das plataformas de redes sociais na percepção de beleza e bem-estar com enfoque nas jovens/adolescentes do distrito de Kampfumo em Maputo.
Metodologia: Em termos de metodologia, o presente artigo discute o grau de relevância das plataformas de redes sociais nas percepção de beleza e bem-estar, abordando este problema como quantitativo uma vez que apresenta uma perspectiva numérica. O mesmo segue o delineamento de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Quanto à amostragem, a amostra de 40 mulheres entre 17 e 23 anos. Para a colecta de dados foi elaborado uma escala para mensurar o papel das redes sociais para as inquiridas.
Resultados: Do total das participantes da amostra, 94% afirmam que vêem nas redes sociais apenas uma referência de moda, beleza e bem-estar como mulher. Do mesmo grupo, 76% fazem uso das publicações de influenciadores ou marcas de relevo nas redes sociais para decidir sobre como vestir, que combinações de vestuário fazer.
Conclusões: O estudo reforça o entendimento de maior relevância crescente das redes sociais digitais na percepção de beleza e bem-estar das jovens/adolescentes. Para as jovens, as redes sociais são um espaço de validação de ideias ou perspectivas sobre beleza, moda e bem-estar.
Palavras-chave: Redes sociais, mulher, beleza e bem-estar.