Última alteração: 2025-07-16
Resumo
Introdução. Investigação dos monocristais nas condições da deformação uniaxial a par da importância prática representa por si o método poderoso do estudo das peculiaridades do espectro energético dos portadores de carga nos mínimos energéticos relativamente afastados em relação aos mínimos absolutos da banda de Brillouin.
Objetivos e metodologia. Usando métodos das teorias da elasticidade e dos potenciais de deformação investigar o comportamento dos vales energéticos no campo da deformação uniaxial P||[001] associados com os mínimos absolutos nos pontos L1 e mínimos localizados nos pontos da banda de condução e mínimos localizados no ponto da banda de valência.
Resultados e conclusões. Expressões analíticas para potenciais de deformação de todas as vales energéticos e fórmulas para números de preenchimento de vales por portadores de carga demonstraram que quatro L1-e quatro -vales orientados perpendicularmente ao eixo da deformação sobem e dois -vales descem na escala de energia.
Deformação uniaxial elimina a degeneração no ponto da banda de valência e formam-se dois vales elipsoidais orientados ao longo do eixo da deformação das lacunas pesadas que sobe e os leves que desce em relação ao eixo de energia. Cinética do movimento dos vales indicou que a espessura eficaz da banda proibida diminui possibilitando o surgimento da condutibilidade elétrica intrínseca. Concentração dos portadores intrínsecos torna-se comparável com a dos eletrões de impurezas sob T=78K e P e sob temperaturas do ambiente T=300K e P. Sob certas condições do espalhamento dos eletrões em -vales o papel importante podem desempenhar lacunas do -vale e pode ocorrer a mudança do tipo da condutibilidade elétrica. Os resultados obtidos seriam úteis nas áreas tecnológicas, microeletrónica e termoeletricidade.
Palavras-chave: deformação uniaxial, potencial de deformação, numero de preenchimento,
vale energético.