Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
RESISTIVIDADE EM L1 -∆_1-Γ MODELO DO GERMÂNIO SOB DEFORMAÇÃO HIDROSTÁTICA FORTE
Volodymyr Chernysh, Dinelsa Machaieie, Nelson Miguel

Última alteração: 2025-07-15

Resumo


Introdução. Investigação dos fenómenos eletrofísicos em monocristais nas condições da deformação elástica forte representa por si não só interesse prático da criação dos materiais com propriedades antecipadamente programados mas também interesse científico de determinar características físicas dos portadores de carga nos mínimos da energia relativamente  afastados em relação aos vales energéticos nos cristais não deformados.

Objetivos e metodologia. Usando os métodos da teoria do espalhamento anisotrópico generalizada para o caso da presença da deformação elástica forte investigar a influência dos mecanismos do espalhamento dos portadores de carga em - vales na banda de condução e em -vales degenerados na banda de valência para piezoresistividade do Germânio.

Resultados e conclusões. Resultados da investigação teórica dos monocristais puros () estão representados nesta comunicação. Deformação hidrostática não muda a simetria do cristal e só resulta a subida de quatro L1 - e descida de seis - vales na escala energética inicialmente localizados por 0.18eV acima dos L1 -vales na banda de condução. Na banda de valência dois vales energéticos das lacunas pesadas e leves localizados no ponto  descem em relação à escala de energia. Na banda de condução em L1 – e - vales tinha sido considerado intraband espalhamento por fonões acusticos e iões de impurezas e também espalhamento interband não equivalente entre L1 – e - vales e em - vales f- e g-interband espalhamento equivalente. Na banda de valência vales energéticos das lacunas consideram-se isotrópicas e considera-se espalhamento por fonões acústicos. Condutibilidade e resistividade elétrica associados com todos os vales foram calculadas. Comparação dos resultados teóricos e dados experimentais permite tirar a conclusão sobre características dos portadores de carga em - e -vales.

 

Palavras-chave: deformação hidrostática, resistividade, potencial de deformação.