Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DO LENHO E DO CARVÃO VEGETAL DE Brachystegia spiciformis e Julbernardia globiflora DA REGIÃO CENTRO DE MOÇAMBIQUE
Carlos Morreira Carlos Morreira

Última alteração: 2025-07-16

Resumo


Introdução

Com a promoção do conhecimento e valorização das espécies florestais secundarizadas, incluindo espécies abundantes como Brachystegia spiciformis e Julbernardia globiflora, prevê-se o aumento de volume de madeira processada das referidas espécies e, consequentemente, o incremento do quantidade de resíduos do processo industrial, que podem ser usados para bioenergia.

Objectivos

O objectivo deste estudo foi de avaliar as propriedades energéticas da madeira e do carvão vegetal das espécies B. spiciformis e J. globiflora provenientes da floresta de miombo de Cheringoma, região centro de Moçambique.

Metodologia
Foram produzidos 60 cubos de 2x2x2 cm a partir de 3 árvores de cada espécie, provenientes de floresta de miombo do distrito de Cheringoma, para a determinação da densidade básica e teor de cinza do lenho, e posterior carbonização para a determinação do rendimento gravimétrico e análise química imediata do carvão produzido.

Resultados
A densidade básica do lenho foi de 0,59 g/cm3 e 0,65 g/cm3, o teor de cinza do lenho de 1,65% e 2,61% para B. spiciformis e J. globiflora respectivamente. O rendimento gravimétrico situou-se em 35,70% para B. spiciformis e 38,30% para J. Globiflora. Os valores de teor de material volátil, teor de cinza e de carbono fixo do carvão produzido foram de 24,28%, 3,07% e 72,65% para B. spiciformis, e de 23,13%, 3,18% e 73,68% para J. globiflora na mesma sequência. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os valores obtidos no presente estudo com os de pesquisa similar realizada para as mesmas espécies em floresta de miombo da região norte do país.

Conclusões

B. spiciformis e J. globiflora apresentam propriedades energéticas se encontram dentro dos intervalos indicados por diversos autores para fins energéticos.

Palavras-chave: Densidade básica, carvão vegetal, rendimento, analise química imediata, carbono fixo