Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
INFLUÊNCIA DA DEFORMAÇÃO HIDROSTÁTICA PARA DISTRIBUIÇÃO DOS ELETRÕES EM L1 -∆_1-Γ MODELO DO GERMÂNIO
volodymyr valentyn chernysh, Dinelsa Machaieie, Nelson Miguel

Última alteração: 2025-07-16

Resumo


Introdução. Necessidade de busca dos materiais semicondutores mais eficazes para o ramo da transformação direta da energia dissipada(incluindo energia solar) à elétrica e aplicação ampla dos materiais nas condições da deformação elástica em nanotecnologias e eletrónica moderna obriga a investigação dos monocristais nas condições da deformação elástica forte sob as temperaturas diferentes.

Objetivos e metodologia. Usando métodos da teoria dos potenciais de deformação e teoria da elasticidade calcular potenciais de deformação dos L1 - e - vales na banda de condução e  -vales na banda de valência e determinar a cinética do deslocamento dos vales e redistribuição dos portadores de carga na presença da deformação hidrostática.

Resultados e conclusões. O calculo dos potenciais da deformação dos L1 - e - cale mostrou que quatro L1 -vales sobem enquanto seis - vales localizados por 0.18 eV acima dos L1 vales no cristal não deformado descem na escala de energia. Sob tenção deformador (ponto de inversão) os vales estarão localizados na mesma posição na escala energética. Sob  todos os eletrões estarão localizados em -vales. Deformação hidrostática não muda a simetria do cristal e a degeneração de dois vales energéticos em ponto  da banda de valência do Germânio mantem-se e eles descem na escala energética. Mas espessura eficaz da banda proibida diminui e sob deformações altas e temperaturas de ambiente a concentração dos portadores intrínsecas torna-se comparável com a concentração dos portadores principais (extrínsecas) e sob certas condições pode ser mudado o tipo da condutibilidade elétrica do cristal.

Todos os resultados obtidos podiam ser úteis nas áreas tecnológicas e construção dos dispositivos para transformação direta da energia térmica em a elétrica.

 

Palavras-chave: deformação hidrostática, potencial de deformação, vale energético.