Última alteração: 2025-07-22
Resumo
Introdução: A adolescência é um período importante na construção da identidade social, em que os indivíduos buscam afirmação, reconhecimento e pertença a grupos. No entanto, quando esse processo ocorre em contextos de vulnerabilidade social, como no bairro dos pobres na cidade de Malanje (Angola), surgem desafios adicionais ligados à pobreza, exclusão, discriminação e desigualdade de oportunidades. A ausência de serviços sociais, o estigma territorial e a desvalorização simbólica dificultam o desenvolvimento saudável da identidade desses adolescentes, que precisam lidar com a invisibilidade social e a falta de perspectivas de futuro.
Objectivo: Analisar o processo de construção da identidade social dos adolescentes residentes no bairro dos pobres na cidade de Malanje.
Metodologia:A pesquisa adopta uma abordagem qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas e observação directa realizadas em 11 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 13 e 17 anos. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo.
Resultados: Em função do contexto de vulnerabilidade em que vivem, os adolescentes enfrentam inúmeras dificuldades na construção de suas identidades, como estigmas sociais, exclusão institucional e ausência de referências positivas no bairro. Apesar disso, evidenciam-se formas de resistência e ressignificação cultural por meio da música (Kuduro e Rap), da moda de rua e das redes sociais.
Conclusões: A compreensão dos processos de construção da identidade em contextos de vulnerabilidade social, é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e programas sociais que promovam a inclusão e empoderamento dos adolescentes, garantindo-lhes dignidade. Diante de várias dificuldades, os adolescentes constroem suas identidades sociais, marcada por exclusão e criatividade. O estudo reforça a importância de políticas públicas sensíveis às realidades dos adolescentes.
Palavras-chave: Identidade social, adolescentes, cultura