Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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Reflectindo sobre a Praxis na formação inicial de professores primários e os estilos preferenciais de aprendizagem dos formandos à luz da pedagogia das Multiliteracias.
Tembe Félix Filimone

Última alteração: 2025-06-06

Resumo


A introdução do modelo de 12ª Classe mais 3 anos marca uma viragem significativa no processo de formação inicial de professores primários em Moçambique, passando de uma formação baseada no domínio de conteúdo para uma abordagem baseada em competências (MIDEH 2018, Preston 2017, Nsengimana 2021). Esta mudança traduz-se em preparar e munir o futuro professor de habilidades e compeências para as diferentes práticas de literacias que este irá encontrar no seu futuro ofício. Com base na combinação de (i) uma perspectiva socio-construtivista que enfatiza os saberes prévios e o contexto social na construção do conhecimento, particularmente através da educação; (ii) uma abordagem teórica baseada em multiliteracias que destaca múltiplos modos de uso e ensino da língua e (iii) uma epistemologia de pensamento que privilegia elementos epistémicos locais em detrimento dos legados impostos pela situação colonial, a presente comunicação reflecte em volta da(s) (des)convergência(s) entre os estilos preferenciais de aprendizagem dos formandos e a praxis docente na formação inicial de professores primários, em particular de ensino de línguas. A reflexão é feita partindo de dados obtidos através de um inquérito por questionário administrado a professores em formação em dois institutos de formação de professores em Moçambique. Os resultados indicam que há um desajustamento entre as práticas de ensino de línguas na formação inicial docente e os estilos preferenciais de aprendizagem dos futuros professores.

 

Palavras – Chave: Pedagogia de Multiliteracias. Formandos. Estilos de aprendizagem. Ensino de línguas.