Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DE FRANGOS EM MAPUTO: USO DE ANTIMICROBIANOS E ADAPTAÇÃO DA TÉCNICA MICROBIANA DE QUATRO PLACAS PARA DETECÇÃO DE RESÍDUOS
Agnaldo Joaquim Manhiça, Camila Filipa Machavane, Charmila Idrisse IbraimoIsmael Mussagy Sineque, Cristiano J. Macuamule

Última alteração: 2025-07-15

Resumo


Introdução: O uso de antimicrobianos na avicultura representa um factor de risco tanto para a presença de resíduos na carne quanto para o desenvolvimento de resistência antimicrobiana (RAM).

Objectivos: Este estudo objectivou analisar o padrão de utilização de antimicrobianos na produção de frangos em Maputo, entre Dezembro de 2021 e Setembro de 2022, e testar adaptações da técnica de inibição microbiana em quatro placas (EU4pt) para a detecção de resíduos dos antibióticos mais frequentemente utilizados, no período de Maio a Julho de 2023.

Métodos: Aplicou-se um questionário semi-estruturado para avaliar conhecimentos, atitudes e práticas dos avicultores quanto ao uso de antimicrobianos. Num ensaio com delineamento inteiramente casualizado, 27 frangos seleccionados de um lote previamente monitorado, foram experimentalmente tratados, a partir do 21º dia do ciclo de criação, com os antibióticos mais frequentemente referidos pelos avicultores. Amostras de carne e miudezas desses frangos foram analisadas usando a técnica EU4pt, adaptada às condições laboratoriais locais.

Resultados: Verificou-se uso frequente de antimicrobianos e sem prescrição veterinária, bem como desconhecimento sobre a presença de resíduos e seus riscos à saúde pública. Foram identificados 13 antibióticos em uso, pertecentes a 10 classes distintas, com destaque para enrofloxacina (quinolona) e oxitetraciclina (Tetraciclina). A quantidade utilizada por quiligrama de carne produzida variou de 7,25 a 40,32 mg, valor inferior à média global (45,4 mg/kg). Detectou-se resíduos em todos os tecidos analisados, com maior frequência nas miudezas. A presença de resíduos nas amostras experimentais diminuiu ao longo do período de suspensão, passando de 63% no 2º dia, para 18,5% no 7º dia, o que confirma a importância do cumprimento rigoroso do período de suspensão.

Conclusões: O estudo revelou o uso frequente e inadequado de antimicrobianos na produção de frangos em Maputo. As adaptações da técnica EU4pt mostraram-se promissoras, devendo ser aprimoradas para melhor desempenho analítico. Estes achados reforçam a necessidade de capacitação dos avicultores, fortalecimento da fiscalização e implementação de sistemas acessíveis de monitoramento de resíduos, contribuindo para a mitigação da RAM no contexto de saúde global.

Palavras-chave: Avicultura, Resíduos de antibióticos, Indicadores de Uso, RAM, Técnica EU4pt, Moçambique.