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AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO E APRENDIZAGEM REFLEXIVA
Zunguze Januario Zunguze

Última alteração: 2025-06-30

Resumo


A avaliação formativa é uma abordagem pedagógica baseada no processo de ensino centrado no estudante, com objectivo de dar feedbacks contínuos para que o estudante possa melhorar seu desempenho ao longo do processo de sua formação. É um tipo de avaliação inserido na lógica construtivista de Vygotsky e Piaget. O presente artigo, adoptou uma abordagem qualitativa, alicerçada na análise documental e institucional sobre práticas avaliativas em contexto universitário, com objectivo de avaliar o peso dado à avaliação formativa em algumas universidades públicas  da cidade de Maputo. Desta análise, foi possível observar que a avaliação formativa, quando bem estruturada, contribui para a melhoria do desempenho académico, já que fortalece a autonomia discente e estimula a reflexão crítica. O artigo concluiu que a avaliação formativa deve ser valorizada como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, através da formação docente e da criação de políticas institucionais que favoreçam práticas avaliativas participativas, reflexivas e orientadas para o desenvolvimento sustentável da aprendizagem.

Palavras-chave: avaliação formativa, ensino superior, ensino crítico