Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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Incidência e Tipologia do Plágio Académico na culminação de curso da Universidade Eduardo Mondlane
Leila Aquima Agy Omar, Luís Neves Cabral Domingos, Horácio Francisco Zimba, Vali Jafar Issufo

Última alteração: 2025-06-10

Resumo


O plágio académico representa um desafio crescente no ensino superior, comprometendo tanto a integridade da produção científica como a qualidade da formação universitária. Em Moçambique, estudos anteriores já indicaram uma incidência significativa deste fenómeno nas instituições de ensino superior, incluindo na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), onde têm sido implementadas políticas institucionais e ferramentas de detecção, como o software Turnitin, na tentativa de mitigar o problema. Contudo, a natureza e a tipificação do plágio ainda não foram devidamente exploradas no contexto moçambicano. Este estudo propõe-se analisar a natureza e a tipificação do plágio nas dissertações e teses da UEM, avaliando a sua prevalência por nível académico e área de conhecimento, bem como identificar padrões e tendências nas ocorrências de plágio segundo o modelo de taxonomia de plágio. Adoptando uma abordagem mista (qualiquantitativa), a investigação utiliza uma amostra de trabalhos académicos seleccionados aleatoriamente, abrangendo os níveis de Mestrado e Doutoramento em todas as Faculdades e Escolas da UEM. A análise quantitativa determina os percentuais de plágio com o apoio do software Turnitin, enquanto a análise qualitativa, realizada com o NVivo, examina os trechos plagiados e categorizando-os conforme o modelo taxonómico para identificar padrões e tendências textuais. Espera-se que os resultados explorem variações na incidência de plágio entre diferentes níveis e áreas do saber, dificuldades recorrentes dos estudantes no uso correcto das normas de citação e referenciação, e eventuais casos de quebra de integridade académica. Por fim, o estudo reforça a necessidade de acautelar estratégias pedagógicas complementares, capacitação sobre integridade académica e reforço das políticas de supervisão. Espera-se que os resultados forneçam subsídios relevantes para a formulação de políticas institucionais mais eficazes no combate ao plágio no ensino superior moçambicano.

Palavras-chavePlágio académico, ensino superior, taxonomia do plágio, Turnitin