Última alteração: 2025-06-05
Resumo
Introdução. O estudo em causa, versa sobre A Educação Inclusiva na Melhoria do Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola Primária Completa de Tocolo-Ilha de Moçambique, Província de Nampula. Nos dias que ocorrem tem havido muita pouca informação sobre educação inclusiva. Objectivos. É objectivo do estudo analisar se a Educação Inclusiva pode melhorar o Processo de Ensino e Aprendizagem na Escola Primária Completa de Tocolo – Ilha de Moçambique, Província de Nampula. Para a materialização desta finalidade, definiu-se os seguintes objectivos específicos: Identificar alunos na comunidade que estejam fora da Escola Primária Completa de Tocolo, Ilha de Moçambique; Descrever as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas pela Escola Primária Completa de Tocolo, Ilha de Moçambique; Verificar se a educação inclusiva melhora o processo de ensino e aprendizagem na Escola Primária Completa de Tocolo, Ilha de Moçambique e metodologicamente, a pesquisa tem a abordagem qualitativa; quanto aos objectivos é descritiva e quanto aos procedimentos usou-se o estudo de caso permitindo assim a obtenção de informações de forma profunda e detalhada do objecto em estudo. Relativamente a técnica de colecta de dados o estudo destacou a entrevista semi-estruturada possibilitando a exploração de percepção e experiência dos participantes. No que concerne aos participantes da pesquisa, o estudo contou com a participação de catorze membros, nomeadamente alunos, gestores, professores e pais e/ou encarregados de educação. O estudo chegou a conclusão de que há falta de informação por parte dos professores relativa a educação inclusiva no ambiente escolar. Uma outra conclusão a que o estudo chegou é de que, as deficientes práticas protagonizadas pela comunidade escolar, faz com que os alunos desistam e se deixam levar por complexo de inferioridade devido as suas condições físicas e sociais. Assim, sugere-se uma capacitação a Direcção da Escola, os professores e outros intervenientes da Escola em matéria de educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Processo de Ensino, Aprendizagem