Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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PRINCÍPIOS DE DESENHO DE PROMPTS DE IA GENERATIVA BASEADA NO CONSTRUTIVISMO PARA SUPERVISÃO DE PESQUISAS EM STEM
Vali Issufo, Ruben Manhiça, Leila Omar, Delcio Chadreca

Última alteração: 2025-07-17

Resumo


Introdução

A Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (FEUEM) promove a formação de graduados através de programas académicos e de pesquisa que culminam com a realização de projectos que requerem a aplicação de competências técnicas, resolução de problemas e metodologias de investigação. A supervisão desses projectos é desafiadora devido ao alto rácio estudante-docente, dificultando o acompanhamento individual e a qualidade da supervisão.

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) tem emergido como uma tendência marcante na educação, oferecendo novas possibilidades para personalização da aprendizagem, apoio à pesquisa e desenvolvimento de competências cognitivas. Contudo, o seu uso levanta preocupações quanto à promoção de aprendizagens ativas e críticas.

O construtivismo enfatiza uma aprendizagem activa e centrada no estudante, na qual o conhecimento é construído por meio da investigação, exploração e interação social. Os críticos argumentam que a GenAI pode comprometer esse processo ao automatizar tarefas cognitivas, incentivando comportamentos de aprendizagem passivos.

Objectivos

O estudo tem como objectivo desenvolver princípios baseados no construtivismo para o desenho de prompts de GenAI que apoiem a supervisão de pesquisas na FEUEM.

Metodologia

Será adoptada a abordagem Design-Based Research (DBR). Iniciar-se-á com uma revisão de literatura centrada na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, como base teórica para o desenho de prompts. O experimento será conduzido com estudantes finalistas do curso de Engenharia Informática, divididos em dois grupos: um com apoio de um artefacto de GenAI e outro sob supervisão tradicional. Docentes avaliarão os grupos com uma matriz estruturada e será aplicado um questionário aos estudantes.

Resultados Esperado

Espera-se que o uso da IA generativa melhore a percepção dos estudantes sobre a supervisão, aumentando a qualidade da orientação e incentivando interações construtivistas, desde que os prompts sejam cuidadosamente desenhados.

Conclusões

A GenAI pode ser integrada na supervisão de pesquisas sem comprometer os princípios construtivistas, desde que usada de forma estruturada. Os princípios propostos poderão orientar futuras aplicações da GenIA na educação em STEM.

Palavras-chave

Inteligência artificial, aprendizagem construtivista, supervisão, educação em engenharia