Última alteração: 2025-07-08
Resumo
Introdução: A satisfação dos usuários dos serviços de saúde, para além de favorecer a humanização na instituição, é um importante indicador da qualidade dos serviços. No país, há crescente demanda de usuários dos serviços de Estomatologia, mas há escassez de informação sobre a sua satisfação, dificultando o planeamento de acções que respondam às necessidades e expectativas actuais destes usuárioss nestes serviços. Objectivo: O estudo avaliou o nível de satisfação dos usuários adultos nos Serviços de Estomatologia nos Centros de Saúde Alto Maé e Bagamoyo.Método: Estudo transversal quantitativo realizado entre Setembro a Outubro de 2023. Foi aplicada uma amostragem sistemática e os usuários foram submetidosa um questionário, adaptado na Escala de Likert com cinco pontos e administrado por um inquiridor. Avaliou-se a satisfação em quatro dimensões (acessibilidade, infra-estrutura, interação e provisão dos serviços), categorizada em Satisfeito, Neutro e Insatisfeito. Foi feita análise descritiva e bivariada (através de Qui-quadrado. Teve aprovação ética FM&HCM 56/2023. Resultados: Dos 294 usuários seleccionados, participaram 266 (90,5%), sendo 66,5% do sexo feminino, metade entre 18 a 29 anos de idade e 74,8%, tinham nível secundário. A satisfação geral foi de 79,3% e a interacção registou a maior satisfação (89,9%). A satisfação em relação à disponibilidade dos serviços, condições do local de espera e conforto foi de 15,1%, 36,5% e 31,6%, respectivamente. Não foram encontradas associações entre a Satisfação Geral e características sócio-demográficas dos usuários. Verificou-se associações entre a acessibilidade e idade (p≤0,021); acessibilidade e ocupação (p≤ 0,039), interacção e ocupação (p≤ 0,007); e infra- estrutura e escolaridade (p≤0,037). Conclusão: O nível de satisfação dos usuários com serviços de Estomatologia nos Centros de Saúde Alto Maé e Bagamoyo é alto, mas realça-se a necessidade de melhoramento da disponibilidade dos serviços, condições do local de espera e estado do equipamento. Palavras-chave: Satisfação, Usuários, Estomatologia, Saúde Oral