Última alteração: 2025-07-01
Resumo
Autores:
Nhavotoa,b, J.
Fazira, W.S.
Afiliação:
a: Universidade Eduardo Mondlane, Departamento de Matemática e Informática, Moçambique, Maputo, janhavoto@gmail.com
a: Universidade Eduardo Mondlane, Departamento de Matemática e Informática, Moçambique, Maputo, fazil.wiliamo@gmail.com
b: Instituto Nacional de Governo Electrónico.EI,janhavoto@gmail.com
Introdução:
A identificação civil é um pilar fundamental para a inclusão social e o acesso a serviços essenciais. No entanto a falta de sistemas de identificação civil robustos e seguros, constitui um desafios na gestão de identidades. Porém o blockchain é uma tecnologia que surge como solução inovadora e seguro para a gestão de identidades, dai que, este estudo visa avaliar a adopção de sistema de gestão de identidade baseadas em blockchain em países em desenvolvimento.
Objectivos:
Analisar a implementação de soluções de identidade digital baseadas em blockchain em países em desenvolvimento, com foco na sua aplicação na gestão da identidade digital.Caso Moçambique.
Metodologia:
O estudo permitiu uma abordagem mista, combinando entrevistas e questionários, envolvendo 150 participantes das zonas urbanas e rurais, a fim de explorar as percepções relacionadas à adopção de blockchain para a gestão identidade digital, considerando infraestrutura tecnológica, aceitação social e questões legislatório.
Resultados:
O estudo propôs um modelo teórico-prático de identidade digital baseada em blockchain, integrando abordagens híbridas (on/off-chain) para contextos com infraestrutura limitada. As contribuições incluem um framework analítico, diretrizes técnicas para instituições locais e políticas públicas para inclusão socioeconómica. Os resultados, divulgados em eventos académicos e institucionais, destacam a blockchain como ferramenta de transformação digital inclusiva em países em desenvolvimento.
Conclusões:
Este estudo pôde contribuir para adopção de tecnologia blockchain para melhorar a gestão de identidade digital, e destaca a importância da inclusão digital e do acesso a serviços básicos.
Palavras Chaves: Blockchain, Identidade Digital, Países em Desenvolvimento, Inclusão Financeira, Segurança de Dados, Infraestrutura Tecnológica e Regulamentação.
Referências:
1. Kshetri, N. (2017). Blockchain’s roles in meeting key supply chain management objectives. International Journal of Information Management, 39, 80-89. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2017.12.005;
Nhantumbo, I., & Salomão, A. (2020). Desafios da gestão de identidade em Moçambique: Casos de fraude e corrupção. Revista Moçambicana de Ciências Sociais, 15(2), 78-95;