Última alteração: 2025-07-22
Resumo
Introdução
Este estudo investiga as motivações que levam estudantes do curso de Sociologia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) a escolherem a temática de género como objeto de investigação em seus Trabalhos de Fim de Curso entre os anos de 2010 e 2013. Observa-se, nesse período, um aumento significativo da produção académica voltada para a área de género, o que sugere uma consolidação do tema como um campo legítimo e recorrente dentro da formação sociológica oferecida pela UEM.
Objectivos
Compreender a relação entre as experiências e percepções sobre a questão do género e o interesse em desenvolver o trabalho do final do curso em torno desta temática.Metodologia
A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em entrevistas semi-estruturadas com oito estudantes que elaboraram TFCs sobre género. Do ponto de vista teórico-metodológico, articula-se a teoria da construção social da realidade, de Berger e Luckmann, com a noção de paradigmas científicos de Thomas Kuhn.
Resultados
Os resultados revelam que a escolha do tema género vai além do reconhecimento académico e está profundamente relacionada a dimensões identitárias, político-ideológicas e a vivências pessoais dos estudantes, tanto dentro quanto fora da universidade. A análise também indica que a temática de género passou a ocupar o status de “ciência normal” no campo da Sociologia da UEM, conforme os termos kuhnianos, tornando-se uma referência estável e prestigiada entre os objetos de estudo.
Conlusões
Conclui-se que o crescimento das pesquisas sobre género no Departamento de Sociologia da UEM resulta de uma combinação de fatores individuais e institucionais, que atuam na construção de preferências temáticas e na legitimação de determinados saberes no espaço académico.
Palavras-chave: Motivações, Género, ciência normal, institucionalização, legitimação.