Última alteração: 2025-07-18
Resumo
A
ResumoA dependência dos agricultores moçambicanos em pastos naturais para a alimentação animal leva à perda de peso e desnutrição dos seus animais na época seca. Há necessidade de identificar outras fontes de alimentação animal, de forma que estes possam se manter bem nutridos ao longo de todo o ano. A silagem da mapira (Sorghum bicolor Moench) tem sido usada como uma alternativa para suprir as necessidades alimentares dos animais na época de escassez dos pastos naturais, porque para além do seu valor nutritivo, esta cultura destaca-se pela fácil capacidade de adaptação a variadas condições do clima e do solo. Entretanto, a qualidade da silagem é condicionada pelo processo fermentativo. Assim, para estimular a fermentação desejada no processo de ensilagem e melhorar o valor proteico da silagem, pode-se recorrer ao uso de aditivos, preferencialmente locais. Neste contexto, foi conduzido um experimento em condições laboratoriais, na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, no período de Janeiro a Maio de 2021, para analisar o efeito do nível de inclusão do feijão cutelinho (Lablab purpureus) como aditivo nas características fermentativas e proteicas da silagem da mapira.
O experimento foi realizado num delineamento de blocos completamente casualizados. As silagens foram produzidas em baldes plásticos de 1.5l, com 4 níveis de inclusão de feijão cutelinho (0%, 10%, 20% e 30%), onde 0% correspondia à variável controlo. Aos 21 dias após o fechamento dos silos foram colhidas amostras das silagens para determinar o teor de matéria seca , recuperação de matéria seca , perda de matéria seca por gases , pontecial hidrogénio e proteína.
A adição do feijão cutelinho não proporcionou melhorias nas características físicas da silagem da mapira, nem alterou o teor matéria seca e a recuperação de matéria seca na silagem. Embora os valores do pontecial hidrogénio tenham aumentado com o incremento do feijão cutelinho, a silagem manteve-se dentro dos parâmetros para ser considerada de boa qualidade e o nível de proteína aumentou significativamente com o aumento das proporções do feijão cutelinho.