Última alteração: 2025-06-30
Resumo
Introdução: Este estudo de caso resulta de estágio supervisionado realizado no período de Agosto a Novembro de 2019 no Colégio Mais Saber, e apresenta o psicodrama como proposta de intervenção para o Bullying, uma problemática que se desdobra no quotidiano escolar. Objectivos: De modo geral, objectiva analisar a aplicabilidade do Psicodrama em casos de Bullying no contexto escolar. De forma específica pretende investigar a ocorrência, descrever as manifestações do Bullying na escola, e delinear as formas de erradicação do mesmo por meio da estratégia de psicodrama. Metodologia: Esta investigação é de carácter qualitativo, consistindo numa pesquisa-acção, baseada na observação participante e entrevistas semi-estruturadas, como principais instrumentos de recolha de dados. Resultados: Os resultados apreendidos por meio da estratégia de psicodrama, indicam que o Bullying é uma realidade no contexto em causa; que se manifesta de forma silenciosa; que é perpetrado por um aluno com necessidades educativas especiais, e que culmina com a exclusão de outro aluno pelos colegas de sua classe de ambos os sexos. Conclusões: Conclui-se que assim como o aluno isolado, o autor de Bullying também é vítima, precisando igualmente de atenção e intervenção, e não de julgamentos e punição. O psicodrama é uma estratégia eficaz tanto na identificação quanto no combate ao Bullying, na medida em que permite uma demonstração lúdica e holística de como se manifesta o fenómeno, evidenciando os actores envolvidos, e o seu papel, e favorece a consciencialização dos mesmos através de suas técnicas contribuindo para a mudança de comportamento e harmonia na escola. Palavras-chave: Bullying, Psicodrama, Necessidades Educativas Especiais, Escola.