Última alteração: 2025-07-08
Resumo
Introdução: As infecções do trato respiratório superior (ITRS) são a principal causa de prescrição de antibióticos em cuidados de saúde primários, apesar da maioria das ITRS ter etiologia viral.
Objectivos: Explorar os contextos de pré-implementação das unidades sanitárias (US) e identificar potenciais determinantes que podem influenciar a implementação da nossa intervenção.
Metodologia: Realizamos um estudo transversal de métodos mistos em seis US de cuidados primários em Moçambique, de Outubro a Dezembro de 2023. Entrevistamos profissionais de saúde (PS) e analisamos registos de prescrições médicas. Foram coletados dados qualitativos e quantitativos sobre o contexto real das unidades sanitárias. Foi criada uma matrix no EXCEL para codificacão e análise de dados qualitativos manualmente seguindo uma combinação de análise temática e de conteúdo. Para dados quantitativos, foi usado o programa SPSS versão 25 para análise descritiva univariada.
Resultados: Trinta e nove PS foram entrevistados, entre clínicos, técnicos de laboratório e farmacêuticos. Menos de 50% dos clínicos relataram acesso/uso de diretrizes/algoritmos para o tratamento de doenças respiratórias. Todas US relataram capacidade limitada para realizar testes diagnósticos para apoiar na decisão clínica. A maioria dos entrevistados (92,6%) relatou usar apenas o diagnóstico clínico para determinar a escolha no uso de antibióticos. Os registos de prescrições mostraram uma frequência três vezes maior de prescrição de antibióticos (65%) em relação as recomendações da OMS (20-26,8%). Entretanto, os entrevistados mostraram entusiasmo e disposição para uma nova intervenção baseada em um algoritmo de apoio à decisão clínica (AADC). Eles descreveram um forte relacionamento e intercomunicação entre PS.
Conclusões: A falta de ferramentas de apoio à decisão clínica, as limitações no suporte de diagnóstico laboratorial e o entusiasmo e vontade dos PS em implementar novo AADC justificam e apoiam a prontidão para intervenção.
Palavras-chave: Prontidão, Pre-implementação, Algoritmo, Infecções respiratórias