Última alteração: 2025-07-18
Resumo
ANÁLISE DOS DETERMINANTES DO CONSUMO DAS FAMÍLIAS NA CIDADE MUNICIPAL DE VILANKULO
Lucas Uachisso
Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER), Departamento de Sociologia Rural, Moçambique, Vilankulo, e-mail: savanguanelucas@gmail.com
Introdução
O consumo familiar varia significativamente em países em desenvolvimento, devido a factores como pobreza e desigualdade. Moçambique cresce economicamente, entretanto, a persistência de pobreza e desigualdades levanta questões sobre distribuição de recursos e seu impacto no consumo. Modelos desenvolvidos em economias avançadas, muitas vezes não capturam as particularidades de economias em desenvolvimento. Daí as seguintes questões: Quais são as relações entre consumo e seus determinantes? Qual modelo explica melhor o consumo? Existe um padrão do consumo?
Objectivos
- Analisar relações entre consumo e seus determinantes socioeconómicos;
- Estimar um modelo dos determinantes do consumo familiar;
- Avaliar o padrão do consumo familiar de Vilankulo.
Metodologia
Esta é uma pesquisa explicativa qualiquantitativa que utilizou dados seccionais colectados em 108 famílias. Para a análise utilizou-se medidas estatísticas como média, variância, correlação de Pearson, Regressão Linear, para validar o modelo recorreu-se aos testes de normalidade dos resíduos, homocedasticidade, multicolinearidade e especificação. Incluiu-se também Análise de Variância e Teste t de Student.
Resultados
O rendimento é o principal determinante do consumo, com uma correlação positiva forte, outrora, o modelo explicou 96,34% da variação do consumo, destacando rendimento, agregado familiar e género como factores mais influentes. Famílias chefiadas por mulheres consomem, em média, 8,08% mais que famílias chefiadas por homens. O tamanho do agregado familiar e o número de membros que trabalham por família apresentaram relação positiva com o consumo. No entanto, foram identificadas diferenças significativas entre grupos socioeconómicos.
Conclusões
O rendimento disponível é o principal determinante do consumo em Vilankulo, seguido pelo número de membros empregados por família e escolaridade. Famílias maiores e chefiadas por mulheres tendem a consumir mais, mas com diferenças significativas por grupos socioeconómicos. A inclusão financeira e o uso de mercados digitais amplificam o consumo, enquanto famílias nativas apresentam menor consumo devido a menor escolaridade.
Palavras-chave: Consumo familiar, bem-estar, Vilankulo.