Última alteração: 2025-07-18
Resumo
Introdução: A escola como uma instituição social tem como objectivos desenvolver as potencialidades cognitivas, físicas e afetivas dos educandos. É nela que se constituem todas as bases de formação e informação. As concepções da mesma deve gerar conceitos dinâmicos para formar cidadãos competitivos, qualificados e conscientes do seu papel na sociedade. Não obstante, actualmente constata-se que autores envolvidos no processo de ensino - aprendizagem, devido as novas dinâmicas sociais num mundo globalizado e interconectado, carregam em si, diferentes experiências e expectativas para dentro deste processo. Objectivo: Este artigo objectiva fazer uma reflexão em torno das dinâmicas havidas nos processos de transmissão e assimilação da máteria e interação entre os estudantes e docentes do Ensino Superior e avaliar as novas alternativas metodológicas que sejam dinâmicas e inclusias levando em conta os saberes locais Metodologia: Em termos metodológicos, esta pesquisa irá se basear na pesquisa bibliográfica e documental complementada a entrevistas semi-estruturadas para perceceber-se as concepções dos estudantes e professores em torno do assunto em alusão. Resultados: Como resultados, espera-se refletidos os diferentes papeis do professor e estudantes na sala de aulas como sujeitos autónomos e não simples reprodutores de um sistema de ensino. Espera-se também colher diferentes experiências e expectativas dos professores e estudantes sobre como recriar uma metodologia de ensino mais abragente e interariva, entre os dois grupos, bem como com a comunidade local, trazendo saberes locais, transformando-os num saber escolar.