Última alteração: 2025-07-04
Resumo
Introdução: A tuberculose (TB) é a maior causa de morte entre pessoas vivendo com Vírus da Imunodeficiência Humana (PVHIV) no país e continua sendo um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento por ser responsável por altos índices de morbimortalidade. É uma doença primariamente pulmonar, mas pode invadir outros órgãos e causar a tuberculose extrapulmonar.
Objectivo: Analisar os resultados de detecção e triagem de tuberculose extrapulmonar activa utilizando o teste AlereLAM no laboratório de análises clínicas do Hospital Central de Maputo entre 2022 à 2023.
Metodologia: Foi realizado um estudo transversal analítico, com abordagem retrospectiva, onde foram recolhidos do livro de registo do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Central de Maputo (HCM) dados sobre a testagem da tuberculose através do teste AlereLAM, e outras variávei (sociodemográficas, clínico-epidemiológicas e laboratoriais) dos pacientes com HIV.
Resultados: Foram incluídos para análise do estudo 380 pacientes sendo a maioria mulheres (52,6%), em relação a homens (47,4%). Os pacientes apresentavam uma média de idade de 42,5±17,3 anos e mediana de 43 anos. Quanto à proveniência, a maioria das amostras dos pacientes inclusos eram provenientes da Medicina (n=260, 68,4%) e Consulta externa (n=42, 11%). A tuberculose foi detectada em 28,2% das amostras, e maioritariamente em mulheres (16,6%) comparativamente aos homens (11,6%) (p=0,127). A tuberculose foi detectada maioritariamente em pacientes adultos (n=71, 18,7%), seguido de idosos (n=20, 5,3%) e jovens (n=13, 3,4%), e a maioria das amostras testadas positivas para a tuberculose eram provenientes da Medicina (n=73, 19,2%) e Consulta externa (n=16, 4,2%) (p=0,015).
Conclusão: Apesar das limitações do teste AlereLAM reportadas constantemente na literatura, os resultados sugerem que o teste é atrativo para o diagnóstico da tuberculose em PVHIV por rapidamente detectar a tuberculose reduzindo os riscos de morbimortalidade neste grupo específico.
Palavras-chave: Tuberculose, Mycobacterium tuberculosis, Teste AlereLAM, PVHIV, Maputo.