Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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POTENCIALIDADES FORMATIVAS DO PORTEFÓLIO DIDÁCTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS
Marta Zefanias Sitoe, Etelvino Manuel Guila

Última alteração: 2025-06-30

Resumo


Introdução: A adopção do portefólio didáctico no âmbito da formação inicial docente constitui uma abordagem inovadora, cujos efeitos positivos são largamente reconhecidos. Entre as suas potencialidades mais notáveis, destaca-se o seu potencial para estimular processos reflexivos que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento profissional explícito. Embora o uso de portefólios configure um exemplo de boas práticas educativas, a sua implementação na formação de professores de Português tem gerado dúvidas e questionamentos quanto à efectividade das suas potencialidades e à conformidade com os princípios de uma universidade orientada para a investigação. Objectivo: Com este trabalho, busca-se um melhor entendimento da funcionalidade do modelo de portefólio adoptado como instrumento de avaliação no âmbito da culminação de estudos no curso de licenciatura em Ensino de Português da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane. Metodologia: Para o efeito, ancorando a pesquisa nos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2002; 2005; 2006), procurou-se, através de um inquérito por questionário, colher as percepções de 30 estudantes finalistas do mesmo curso sobre as valências e limitações do portefólio didáctico.Resultados: As declarações dos informantes indicam que o portefólio, por possibilitar a reflexão sobre as suas práticas lectivas no contexto do estágio pedagógico, estimula a inovação pedagógica e a originalidade, desencorajando, assim, a prática do plágio. Indicam, igualmente, que o contacto com o portefólio ocorre somente no último ano de formação, traduzindo-se em dificuldades da sua produção. Conclusões: Estes resultados confirmam a pertinência deste instrumento de avaliação e sugerem que promove processos de escrita que contribuem para a constituição da voz autoral e da consciência profissional. Além disso, apontam para a necessidade da adopção de práticas de avaliação consentâneas com o paradigma teórico em que a metodologia do portefólio se insere, ainda durante a formação.

 

Palavras-chave: Formação inicial, portefólio, reflexão, práticas pedagógicas