Última alteração: 2025-07-04
Resumo
INTRODUÇÃO: O estudo aborda a qualidade nutricional dos lanches escolares fornecidos por cuidadores a crianças do 1º ciclo da Escola Primária do Trevo.
OBJECTIVO: Avaliar a adequação os lanches oferecidos pelos cuidadores para as crianças do 1º ciclo da Escola Primária do Trevo em relação às diretrizes nutricionais.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e explicativo de abordagem mista. Utilizou-se amostragem aleatória simples baseada em lista nominal, com seleção por sorteio no Excel. Foram realizada por meio de observação directa de 20 lancheiras trazidas de casa pelas crianças, permitindo o registro detalhado dos alimentos e bebidas consumidos. Além disso, foram conduzidas entrevistas estruturadas à 20 cuidadores. Também foram levantados os alimentos comercializados nas cantinas escolares. A classificação dos alimentos seguiu os critérios do manual “Bufetes Escolares – Orientações”, em três categorias: a promover, a limitar e a não disponibilizar. A análise de dados foi realizada com recurso ao SPSS para análise quantitativa, e análise de conteúdo para dados qualitativos.
RESULTADOS: Os resultados preliminares revelam predominância de lanches classificados como “a limitar” e “a não disponibilizar”, com elevada presença de bolachas, sumos, salgados e doces. A maioria dos cuidadores escolhe os alimentos com base em praticidade, preferências das crianças e limitações econômicas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os lanches fornecidos não estão, em sua maioria, alinhados com as diretrizes nutricionais. Recomenda-se o reforço da educação alimentar junto aos cuidadores e uma maior regulação da oferta alimentar nas escolas.
Palavras-chave: lanche escolar, alimentação infantil, nutrição, saúde escolar.