Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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AVALIAÇÃO DOS LANCHES ESCOLARES OFERECIDOS A CRIANÇAS DO 1º CICLO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO TREVO
Maites Miguel Antonio Mandlate, Elsa Maria Salvador, Orlando Nipassa

Última alteração: 2025-07-04

Resumo


INTRODUÇÃO: O estudo aborda a qualidade nutricional dos lanches escolares fornecidos por cuidadores a crianças do 1º ciclo da Escola Primária do Trevo.

OBJECTIVO: Avaliar a adequação os lanches oferecidos pelos cuidadores para as crianças do 1º ciclo da Escola Primária do Trevo em relação às diretrizes nutricionais.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e explicativo de abordagem mista. Utilizou-se amostragem aleatória simples baseada em lista nominal, com seleção por sorteio no Excel.  Foram realizada por meio de observação directa de 20 lancheiras trazidas de casa pelas crianças, permitindo o registro detalhado dos alimentos e bebidas consumidos. Além disso, foram conduzidas entrevistas estruturadas à 20 cuidadores. Também foram levantados os alimentos comercializados nas cantinas escolares. A classificação dos alimentos seguiu os critérios do manual “Bufetes Escolares – Orientações”, em três categorias: a promover, a limitar e a não disponibilizar. A análise de dados foi realizada com recurso ao SPSS para análise quantitativa, e análise de conteúdo para dados qualitativos.

RESULTADOS: Os resultados preliminares revelam predominância de lanches classificados como “a limitar” e “a não disponibilizar”, com elevada presença de bolachas, sumos, salgados e doces. A maioria dos cuidadores escolhe os alimentos com base em praticidade, preferências das crianças e limitações econômicas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os lanches fornecidos não estão, em sua maioria, alinhados com as diretrizes nutricionais. Recomenda-se o reforço da educação alimentar junto aos cuidadores e uma maior regulação da oferta alimentar nas escolas.

Palavras-chave: lanche escolar, alimentação infantil, nutrição, saúde escolar.