Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DOS PADRÕES DE POVOAMENTO DOS HUMANOS ANATOMICAMENTE MODERNOS DA IDADE DA PEDRA SUPERIOR, NAS ESTAÇÕES ARQUEOLÓGICAS DE MASSINGIR, GAZA, MOÇAMBIQUE
ALTINO TIMOTEO Munguambe

Última alteração: 2025-07-22

Resumo


Introdução: No âmbito do estudo dos padrões de povoamento, a comunicação centra se em debates sobre os diversos factores que condicionaram a fixação bem-sucedida dos humanos anatomicamente modernos nos sítios arqueológicos de Massingir. De ressaltar que, Massingir foi continuamente ocupado pelas populações hominídeas durante o Pleistoceno, que tinham por preferência zonas próximas a fontes de água, onde exploravam recursos naturais (recursos marinhos e matéria-prima) ao longo das imediações dos terraços fluviais. O estudo insere­se no campo da arqueologia da paisagem e da componente ligada ao prrocesso de formação de estações arqueológicas, sendo de caráter histórico e arqueológico com abordagem holística para a construção de um cenário histórico e ambiental que testemunham a interação entre o homem e a paisagem.

Objetivos: O estudo visa compreender factores que influenciaram a fixação dos humanos anatomicamente modernos na região de Massingir, culminando com o processo de formação, uso, transformação e abandono dos espaços habitacionais.

Metodologia: Descrição, análise, comparação e interpretação dos dados arqueológicos, geográficos, etnográficos, paleoambientais, obtidos através da revisão da literatura, análise de peoambientes, do pólen, da cultura material e de mapas de distribuição espacial.

Resultados: Os recursos naturais (recursos marinhos e matéria-prima) influenciaram directamente o padrão de ocupação e exploração do território. Sendo possível perceber uma gama de indicadores e suas respectivas variáveis paisagísticas (recursos hidrológicos, geológicos, geomorfológicos, florísticos, faunísticos, pedológicos, entre outros), que se constituem como importantes elementos para a fixação dos assentamentos pré-históricos.

Conclusões: A interpretação dos dados analisados, leva a concluir que Massingir terá sido alvo de diversas ocupações ao longo do tempo. Como se verifica na intencionalidade da distribuição dos assentamentos e dos vestígios arqueológicos, tanto em função do contexto social quanto ambiental. Alguns desses assentamentos são estáveis, e estão directamente ligados a configuração geográfica e geológica.

Palavras-chaves: padrões de povoamento, humanos anatomicamente modernos, idade da pedra, configuração espacial, paisagem.