Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
RELATO DE UM CASO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NO HOSPITAL CENTRAL DE MAPUTO
Ndacoja José Tapera, Mário Carlos Pontavida, Abilina Rodrigues Nhanombe, Esperança Da Glória Guambe, Vanessa Chimbimbi Tirivangana

Última alteração: 2025-07-08

Resumo


Introdução e objectivos: Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um distúrbio neurovascular caracterizado pela interrupção focal do fluxo sanguíneo cerebral, que causa deficits neurológicos. Classificados em: 1.Isquémico(80℅). e 2.Hemorrágico (20℅). Associado a factores como Hipertensão, Álcool e Tabagismo. Manifesta-se como paralisia de um lado do corpo, dificuldade de falar, Perda de visão, Cefaleia e vômitos. O diagnóstico é clínico, sendo confirmado por exames como Tomografia e Ressonância. O tratamento depende do tipo de Acidente Vascular. Este trabalho visa consciencializar a comunidade sobre a relação  entre o estilo de vida em Maputo e a incidência de acidente vascular.

Metodologia: Revisão do processo clínico de um paciente internado no Hospital Central de Maputo em 2025 com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral, Associada com a revisão bibliográfica de artigos sobre esta síndrome.

Resultados: Paciente de 52 anos, masculino, admitido vindo transferido do Hospital Geral da Polana Caniço com história de evolução há 1 dia antes do internamento com cefaleia tensional persistente que 1 hora antes agravou com súbita diminuição da força muscular no hemicorpo esquerdo associado com vómitos e diminuição do nível de consciência.

Hipertenso. Tensão 182/119mmHg. Estado geral Insatisfatório. Linguagem incoerente. Paralisia faciobraquiocrural à esquerda e hemihipoestesia com força muscular de 4/5. Realizado exames, revelaram; Sódio baixo (118), Tomografia crânioencefálico com áreas de hiperdensidade periventricular à nível do 3°ventrículo com inundação ventricular. Diagnósticos: 1.Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. 2.Hipertensão arterial

Conclusões: Acidente Vascular Cerebral em Maputo é uma urgência médica que acomete Jovens e Adultos resultante de um estilo de vida favorável  para  novas incidências e admissão em média de 5 Casos por dia no Hospital Central de Maputo. É necessário que a comunidade e a classe Médica estejam ciente dos casos para implementação de medidas preventivas.

PALÁVRAS-CHAVE: Acidente Vascular Cerebral , Paralisia fasciobraquiocrural,  Hospital Central de Maputo