Última alteração: 2025-07-08
Resumo
Introdução e objectivos: Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um distúrbio neurovascular caracterizado pela interrupção focal do fluxo sanguíneo cerebral, que causa deficits neurológicos. Classificados em: 1.Isquémico(80℅). e 2.Hemorrágico (20℅). Associado a factores como Hipertensão, Álcool e Tabagismo. Manifesta-se como paralisia de um lado do corpo, dificuldade de falar, Perda de visão, Cefaleia e vômitos. O diagnóstico é clínico, sendo confirmado por exames como Tomografia e Ressonância. O tratamento depende do tipo de Acidente Vascular. Este trabalho visa consciencializar a comunidade sobre a relação entre o estilo de vida em Maputo e a incidência de acidente vascular.
Metodologia: Revisão do processo clínico de um paciente internado no Hospital Central de Maputo em 2025 com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral, Associada com a revisão bibliográfica de artigos sobre esta síndrome.
Resultados: Paciente de 52 anos, masculino, admitido vindo transferido do Hospital Geral da Polana Caniço com história de evolução há 1 dia antes do internamento com cefaleia tensional persistente que 1 hora antes agravou com súbita diminuição da força muscular no hemicorpo esquerdo associado com vómitos e diminuição do nível de consciência.
Hipertenso. Tensão 182/119mmHg. Estado geral Insatisfatório. Linguagem incoerente. Paralisia faciobraquiocrural à esquerda e hemihipoestesia com força muscular de 4/5. Realizado exames, revelaram; Sódio baixo (118), Tomografia crânioencefálico com áreas de hiperdensidade periventricular à nível do 3°ventrículo com inundação ventricular. Diagnósticos: 1.Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico. 2.Hipertensão arterial
Conclusões: Acidente Vascular Cerebral em Maputo é uma urgência médica que acomete Jovens e Adultos resultante de um estilo de vida favorável para novas incidências e admissão em média de 5 Casos por dia no Hospital Central de Maputo. É necessário que a comunidade e a classe Médica estejam ciente dos casos para implementação de medidas preventivas.
PALÁVRAS-CHAVE: Acidente Vascular Cerebral , Paralisia fasciobraquiocrural, Hospital Central de Maputo