Última alteração: 2025-06-27
Resumo
Resumo
O ensino geral em Moçambique enfrenta desafios para a realização de aulas laboratoriais, geralmente devido à inexistência de laboratórios para o efeito. Diferentemente de outras escolas, a Escola Secundária da Matola dispõe de três laboratórios para estas aulas, não obstante vive a mesma realizada quanto à fraca realização das aulas laboratoriais nas disciplinas de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química). É neste contexto que o presente estudo foi realizado, com objectivo de analisar os principais obstáculos enfrentados pelos professores da Escola Secundária da Matola na realização de aulas laboratoriais. A pesquisa adoptou uma abordagem qualitativa, com aplicação da técnica de grupos focais para a recolha de dados, subdivididos em três grupos de Química, Física e Biologia. Para a análise dos dados, foi aplicada a técnica da análise temática, como método sistemático para identificar padrões de sentido nos discursos dos professores. De um modo geral, os professores citam a existência dos laboratórios para o fim a que se destinam; contudo, os mesmos tem sido usados como salas de aula convencionais. Um outro entrave, apontado por todos os professores, é a falta de reagentes, equipamentos laboratoriais e outros materiais necessários. Ademais, foi mencionada a insuficiência de tempo dentro do horário escolar, agravada pela ocupação dos laboratórios para outros efeitos, o que exige tempo adicional para a sua reorganização e preparação. Os professores apontam ainda a ausência de formação em exercício como barreira de actualização das competências necessárias à leccionação de aulas laboratoriais nas três disciplinas de Ciências Naturais. Conclui-se, assim, que embora a escola possua instalações destinadas as aulas laboratoriais, os professores enfrentam múltiplos obstáculos que dificultam a sua utilização, agravados pela inexistência de um horário específico e pela falta de capacitação dos professores em exercício sobre metodologias específicas para o ensino laboratorial. Estes factores contribuem para que os professores percam a confiança na implementação eficaz destas aulas, dada a sua reduzida aplicabilidade no contexto actual.
Palavras-chave: Aulas laboratoriais, professores, obstáculos