Última alteração: 2025-06-27
Resumo
A pesquisa intitulada harmonização terminológica como indicador de afirmação das áreas de especialidade: Contributo para harmonização terminológica dos termos técnico-científicos na disciplina de Ciências Naturais no âmbito do Ensino Bilingue em Moçambique discute a necessidade de harmonização terminológica dos termos técnico-científicos em uso na modalidade de ensino bilingue em Moçambique. A pesquisa tem como objectivo propor uma harmonização formal e conceitual para a terminologia no domínio dos termos técnico-científicos em uso na modalidade de ensino bilingue em Moçambique. As motivações da pesquisa surgiram pelo facto de termos observado a desarmonia terminológica de algumas terminologias técnico-científicos em diversos materiais didácticos em uso na modalidade de ensino bilingue, particularmente na disciplina de Ciências Naturais. Além da desarmonia terminologia, fomos ainda motivados pela necessidade de contribuir para a criação de bases sólidas para a cientificização das línguas bantu moçambicanas. Para o efeito, com recurso a um programa computacional, o AntConc 5.3.8 (Windows), procedemos o levantamento de terminologias técnico-científicos patentes nos manuais de Ciências Naturais em uso no ensino Bilingue, com vista a desenvolvermos uma proposta de harmonização terminológica com o intuito de contribuir para a precisão na articulação desses termos. Para a materialização da pesquisa recorremos aos seguintes procedimentos metodológicos: (i) compilação de um corpus composto por materiais didácticos de diversa natureza (livros de aluno, manuais do professor, programas de ensino e dicionários); (ii) levantamento de um corpus de amostragem e preparação do mesmo para o processamento pelo AntConc 5.3.8 (Windows); e (iii) formação de equivalências conceituais, tendo em vista a resolução de casos de sinonímia, polissemia e ambiguidades.
Palavras-chave: Terminologia. Harmonização Terminológica. Ensino Bilingue.