Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE PRÁTICAS, NARRATIVAS E A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE CÓDIGO DE VESTIMENTA: estudo de caso na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – 2025.
moises melo cassilote, Isabel Constancia Macucua

Última alteração: 2025-06-06

Resumo


Introdução: Nos últimos anos, a questão da liberdade de vestimenta tem ganhado destaque em diversas esferas sociais, reflectindo não apenas as mudanças nas normas culturais, mas também as tensões entre individualidade e conformidade social. Em contextos como escolas/universidades, ambientes de trabalho e eventos sociais, o código de vestimenta se torna um reflexo das expectativas sociais e culturais vigentes. O objectivo: é avaliar as percepções dos estudantes universitários sobre práticas, narrativas e a necessidade de implementação de um código de vestimenta. Metodologia: É uma pesquisa mista, de natureza aplicada, exploratória e estudo de caso, e a entrevista do tipo semiestruturada servirá para a recolha de dados, para uma amostra 30 estudantes devidamente matriculados e uma grelha de observação. A amostragem será do tipo não probabilística por conveniência. Em termos de resultados, espera com este trabalho que seja descrito as práticas de vestimenta em estudantes; caracterizado as narrativas sobre vestimentas na comunidade universitária; colhido percepções dos estudantes sobre a necessidade de implementação de um código de vestimenta e examinado o efeito das variáveis sociodemográficas sobre as práticas, narrativas e a necessidade de implementação de um código de vestimenta.  Partindo dos resultados, espera-se deixar recomendações tanto para a camada estudantil assim como os gestores para tomada de medidas para os comportamentos achados desviados da conduta esperada numa comunidade universitária.

Palavras-chave: práticas de vestimenta, narrativas sobre vestimenta, código de vestimenta, estudantes universitários.